Academia de Parentalidade Consciente

Encontra a tua receita para a Parentalidade Consciente!

Nota: antes de passares para a leitura do texto, gostaria de te dizer desde já que não se trata de uma receita, com passo a passo, pois não há receitas na parentalidade consciente, penso mesmo que não existem em nenhuma área da nossa vida. Cada pai, cada mãe, cada filho são únicos! Encontra a tua receita, encontras o caminho para a felicidade e bem-estar da tua família.

Os meus pais, os meus avôs, os meus ancestrais não sabem o que é “Parentalidade Consciente”. Eu ainda não tive oportunidade de lhes explicar exatamente como esta forma de estarmos na vida, na relação entre pais e filhos, entre avós e netos, entre adultos e crianças é imensamente transformadora e poderosa ao ponto de tornar o mundo melhor. Sim, isso, um mundo melhor. Um mundo realmente melhor.

Então eu pensei que uma forma engraçada de explicar a Parentalidade Consciente é em formato de receita culinária. A minha mãe é uma ótima cozinheira e assim é mais fácil de explicar.

Como qualquer receita, há lugar para a criatividade, a experimentação, a exploração, a tentativa e o erro. Podem usar robôs de cozinha, mas eu recomendo que façam sem eles, o mais natural possível. Podem sempre recorrer a outras dicas, há muitas no blog da academia. Podem fazer cursos, workshops, palestras, aconselho vivamente os da Academia e os da LIFE Training.

Antes de avançar, posso falar por experiência própria, sinto-me uma privilegiada por trazer já esta bagagem da parentalidade consciente, que enquanto mulher, filha, irmã, neta e esposa tem sido absolutamente incrível aplicar todos os ingredientes que vou referir na relação com os outros. E que enquanto Coach e Psicóloga Social, é extremamente importante na relação com os meus clientes saber aplicar esses mesmos ingredientes. Os resultados são vísiveis e cada um faz o seu caminho, ao seu ritmo.

Eu digo que a Parentalidade Consciente não é apenas para os pais, não é apenas para os educadores, professores, é para todos nós. Porque todos nós temos uma criança próxima de nós, todos nós já fomos crianças, e todos nós queremos contribuir para um mundo melhor.

Ao longo da receita, vou dar-te momentos de pausa. Aqui o tempo é teu, és tu que o defines. De acordo?

Três notas introdutórias antes de passarmos a receita:

(pausa para respirar… 1…2…3)

1) Tal como todos os ingredientes de uma receita de culinária, há que saber quais usar, qual o modo de os cozinhar, em que doses e o tempo de cozedura. E por fim, como apresentá-los a quem se vai deliciar;

2) Adaptar a receita de acordo com o dia que está a ser feito;

3) Verificar sempre na despensa se temos disponíveis estes ingredientes. Se não, repor a despesa com regularidade, eles devem estar sempre acessíveis para usar, principalmente em casos S.O.S.

(pausa para respirar… 1…2…3)

Preparad@s ?

Ah! Os utensílios ficam à responsabilidade de cada um.

Aqui vamos nós:

  • A seguinte receita é muito especial e foi passada por uma pessoa que eu admiro imenso, eu chamo-lhe a minha guru Mia, a Mikaela Övén, podem conhecer mais sobre cada ingrediente no seu livro “Educar com Mindfulness” e agora com o livro, que é a cereja no topo do bolo, “Hearthfulness – Enfrente a Vida de Coração Aberto”.
  • Eu recomendo que cada ingrediente seja aplicado em doses ideiais para cada um, bem misturados até alcançar um aspeto fofo e com estrutura:
  • O resultado esperado deve ser genuíno e da responsabilidade do próprio.
  • Muito importante: a receita também serve para consumo próprio, diria que é primordial experimentar primeiro antes de servir aos outros.
  • Queres avançar nesta receita? Se sim, continua a ler.

(pausa para respirar… 1…2…3)

 

Ingredientes base a aplicar:

  1. Amor incondicional: já todos sabem o que é o amor incondicional, mas ainda assim é algo que nos desafia. Às vezes até podemos pensar que só está acessível aos mestres iluminados. A minha sugestão para este ingrediente, é que procures dentro de ti, em que momentos que já deste esse amor incondicional, em que amaste sem qualquer condição. Tenho a certeza que já o fizeste. Recupera esse momento, vê como estava o teu corpo, como te sentias. E traz novamente esse ingrediente para ti.
  2. Conexão: um ingrediente especial na minha vida, de nos ligarmos ao outro, de estarmos lá, mas sem evadir o espaço, dar mesmo esse espaço de abertura e mantendo a ligação. De certeza que tens momentos desses, em que conseguiste-te conectar facilmente ao teu filho e em que ficaste apenas a observá-lo, ou que escutaste ativamente o que ele tinha para te dizer. Recupera esse ingrediente, e aplica-o. Altamente recomendado nos momentos mais desafiantes.
  3. Limites: aprendi muito sobre limites nos últimos 2 anos, onde estão os meus limites, onde começam, onde acabam. Eles apesar de invisíveis, são de extrema importância e devem ser visíveis para ti e para os outros. Os tempos para ti, fazem parte dos teus limites. Os tempos do teu filho são os limites dele. Há que saber respeitar. Se pensarmos num prato gourmet, os limites entre os ingredientes num prato faz com que o prato se torne mais atrativo e que saibas claramente o que está lá.
  4. Reconhecimento das necessidades: todos os ingredientes, e este não é exceção, começam sempre por nós, os adultos. Sabes quais são as tuas necessidades por detrás de um determinado comportamento que tiveste hoje no trabalho? Reconhecer a necessidade para além do comportamento, ajuda a não julgar o comportamento, ajuda a compreender como se está a sentir e, por fim, estás a ajudar a criança ou até mesmo o adulto. O comportamento por si só é desprovido de significado.
  5. Colaboração: acho que todos estamos de acordo, que é bem mais fácil quando estamos em regime de colaboração, de entreajuda. Aqui observo algumas vezes que há pais, principalmente mães, que não pedem ajuda. Dizem simplesmente que não são ajudadas em casa, que fazem tudo. E quando pergunto: “Mas pede ajuda?” A resposta pode ser “Sim, peço, mas ninguém me ajuda.” e aí explora-se a forma como a pede, ou na maioria das vezes “Não peço ajuda, eles têm que saber.”. Na parentalidade Consciente todos têm o mesmo valor e todos devem assumir a sua responsabilidade pessoal. A colaboração fomenta a sintonia e o equilíbrio na relação!

Modo de Preparação: Fazer a receita com a calma e a atenção plena. Lembra-te de respirar antes, durante e após, sempre que for necessário. Podes sempre recorrer aos ingredientes do Mindfulness, são eles: não-julgamento, paciência, mente de principiante, confiança, não-esforço, aceitação e deixar ir/deixar estar, eu diria mesmo que eles são mais do que temperos, eles fazem a ligação e a base do sucesso da Parentalidade Consciente.

A título de curiosidade, eu posso-te dizer que na vida real, não sei cozinhar. Eu ainda não apanhei o dom da minha mãe. Como decidi mudar a minha alimentação em Maio do ano passado, aprendi várias coisas, mas uma delas marcou-me bastante. A forma como cozinhamos, o nosso estado emocional, a nossa forma de estar influencia e muito o resultado daquele prato. E mais! Influencia quem o vai comer. Se cozinhas com felicidade, a pessoa que o come sente essa felicidade, o contrário também se aplica.

Então na Parentalidade Consciente, acaba por ser assim. A forma como aplicamos a Parentalidade Consciente, e tudo o que está lá dentro, é feito com base na nossa experiência enquanto pessoas, do caminho que já fizemos e estamos a fazer. Há dias que correm melhor, outros que correm menos bem. E o resultado apesar de diferente, não deixa de ser um resultado isolado, que não deve ser generalizado para os restantes. Acredito que não devemos baixar os braços, só porque um dia as coisas não correm bem, porque a criança decidiu naquele dia acordar a chorar e fazer a maior birra do mundo ou porque decidiu bater nos meninos todos da escola. Nós, adultos, também temos os nossos dias não!

Acredito que cada dia é um dia diferente, acho que estamos todos de acordo, certo? e que todos os dias temos a oportunidade de fazer diferente. Podemos experimentar tantas receitas todos os dias, com as mais diversas combinações, e os resultados serem totalmente diferentes. E estamos de parabéns por isso!

E sim, há quem vai dar sempre palpites sobre a receita que estás a fazer, sobre estar demasiado doce ou salgado, que está cru ou demasiado cozido. E então? Tu sabes que deste o teu melhor, que usaste os recursos que tinhas disponíveis naquele momento. E boa! Amanhã ou ainda hoje podes fazer de forma diferente, se quiseres, claro! De certeza, que vais encontrar outros recursos dentro de ti.

E é esta a minha recomendação para ti: que olhes e vejas a Parentalidade Consciente como algo que está acessível a todos, que não é mais uma receita, é aquela “receita” especial que vai ajudar-te a estar mais presente na relação com o teu filho, mesmo se tiveres horários de Super-mulher ou de Super-homem.

Deixei ainda um último ingrediente para o fim, que é um ingrediente que me diz muito e que observo que muitas das vezes é esquecido ou ignorado. Chama-se Compromisso. A Parentalidade Consciente é um compromisso, tal como a Vida é um compromisso. Ninguém faz por nós o nosso caminho, muito menos na nossa vida de pais, em que nós podemos descobrir novamente um mundo novo com os olhos de uma criança. O compromisso e o empenho são extremamente importantes em qualquer fase da nossa vida, em qualquer circunstância. Quando pais me procuram para os ajudar, é das primeiras coisas que questiono: Qual é o teu nível de compromisso na mudança que está a propor-se? Com o seu filho? E consigo mesmo?

Agora que acabamos esta receita, é tempo de respirar.

Até já e um abraço,

Cátia Pereira Dias

Mais informações sobre a facilitadora aqui.