Academia de Parentalidade Consciente

OS FACILITADORES

Todos os facilitadores de Parentalidade Consciente são certificados pela Academia de Parentalidade Consciente e pela LifeTraining. Aqui podes encontrar um facilitador que te pode acompanhar no teu desenvolvimento pessoal enquanto mãe, pai, família, educador, professor, etc. Se pretendes fazer um workshop, palestra ou curso na tua localidade podes também contactar um dos facilitadores certificados.
Quanto mais conexão, melhor a relação.” Mikaela Övén
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Pesquisar no blog
Pesquisar no site
Pesquisar nos facilitadores
AllLISBOAAVEIROPORTOALENTEJOLEIRIAPELO MUNDOSETÚBALVIANA DO CASTELOALGARVEVISEUBRAGACOIMBRAMADEIRA
Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Ovar, Espinho

Vânia Coimbra

Olá, eu sou a Vânia, uma pessoa feliz, dinâmica e empreendedora!

Apaixonada pela vida, pela família, pelas crianças, pela natureza, pela profissão que abraço – enfermeira, especialista em saúde materna/obstétrica! Embarquei nesta aventura da parentalidade consciente quando decidi desligar o “complicómetro” e o “controlómetro” para simplificar, desaprender, desconstruir… A partir dessa data, não imaginam as quão novas e surpreendentes aprendizagens têm surgido na minha vida!  Não estou sozinha nesta aventura, acompanham-me os meus três mentores (a Ana, o Afonso e o meu companheiro de viagem) e as famílias e crianças que cuido no âmbito da minha profissão! Acredito na beleza interior das pessoas, acredito nas relações humanas, acredito no amor! No meu percurso profissional tenho ajudado famílias a reencontrarem o seu rumo, a se realinharem com as suas intenções, a redefinirem o seu foco e a fazerem escolhas mais conscientes.

Vou dar continuidade a este percurso!

Rosa Azenha de Castro

Formação | Coaching | Parentalidade Consciente | Meditação e Mindfulness para crianças | Yoga para bebés e crianças

Sou a Rosa, tenho 36 anos e sou licenciada em Ciências Sociais, Coach e Formadora.

Mãe de duas crianças, acredito no poder do amor, na família, na aldeia e na tribo. Gosto de abraços, livros e viagens.

Tenho como propósito apoiar pais e filhos nesta arte que é crescer em família, através de Coaching, da Formação e de atividades de bem-estar.

Facilito Workshops com jovens, profissionais da área da educação e saúde mental, pais e outros cuidadores. Sou Facilitadora de Meditação e Mindfulness para crianças e Professora de Yoga para bebés e crianças. Procuro contribuir para a criação de um mundo mais inclusivo, equitativo e sustentável.

Acredito que viver é uma arte e a Parentalidade Consciente apresentou-se como um suporte, que me acalma e me lembra que sou humana ao mesmo tempo que me encoraja para fazer mais e mais vezes com o coração. 

Sou uma mulher que se procura e uma Mãe que se (re)descobre.

Lisboa

Inês Conceição

Sou Mãe de um menino e de uma menina que tem as suas intenções bem definidas mas por vezes se esquece delas e “está tudo bem!”

Sou Educadora de 25 que ama o que faz e que todos os dias dá o seu melhor para fazer as crianças felizes sem esquecer que cada uma é perfeita como é.

No meu processo de Desenvolvimento Pessoal deparei-me com desafios enquanto Mãe e em especial como Educadora. Em busca de respostas encontrei a Parentalidade Consciente através da Mikaela Övén. A partir daí tudo mudou. Deu-se um processo de transformação! A Parentalidade Consciente trouxe-me serenidade e uma maior consciência no relacionamento com os meus filhos e com os “meus meninos”. O estarmos presentes e estabelecermos as nossas intenções permite-nos usufruir de verdadeiras conexões onde o não julgamento e o igual valor são os ingredientes fundamentais para um relacionamento genuíno.

Faço o que mais gosto: ser EDUCADORA de INFÂNCIA e tenho um propósito na vida: INSPIRAR pais, mães, educadores/as a se (RE)conectarem com os seus filhos/crianças e a melhorar a qualidade das suas relações.

Porto

Ana Higuera

Sou colombiana e portuguesa de coração, nasci numa pequena cidade chamada Bucaramanga, a 7 de maio de 1982. Sou mãe do Tomás, da Sara e do Lourenço.

Declaro-me uma embaixadora da vulnerabilidade e da aceitação.

A minha intenção enquanto coach, é acompanhar-te no teu caminho para a vida que queres viver, da mão da aceitação e da coragem, com honestidade e autenticidade.

Sou Coach, Facilitadora de Parentalidade Consciente, autora e palestrante (TEDx Speaker). Facilito workshops, formações presenciais e online, sessões de coaching personalizadas e palestras em Portugal e em alguns países de língua hispana. Participo ativamente no Porto Canal com conteúdos relacionados com Parentalidade Consciente.

Estudei Engenheira Industrial, especializei-me em Marketing, e trabalhei mais de 10 anos em empresas líderes de grande consumo. Em 2012 deixei o meu emprego em Barcelona para vir para Portugal, iniciar o meu maior e melhor projeto: o projeto de família. Tornei-me empreendedora no setor das artes criativas e design. Após ter sido mãe pela segunda vez e, ter experiência o pior tsunami da minha vida (a morte de meu filho Lourenço), descobri a minha paixão pelo desenvolvimento pessoal.

O que mais gosto de fazer? Sem dúvida, viver.
Acredito que que o amor não tem fim. Que não há nada da experiência humana que não mereça ser partilhado.

Vivo com a certeza de que a vida é impermanente e mágica. Que há mistérios que são isso, mistérios que podem mudar a vida se permitimos que isso aconteça.
Que os filhos são um dom e não uma pertença. E que quando um filho morre, uma parte de nós vive com ele, lá no céu.

Maia, Porto

Joana Madureira

Psicóloga | Facilitadora | Formadora

Mãe de duas crianças, carinhosamente apelidados de M&M’s – qualquer semelhança com os chocolates de amendoim, é pura coincidência!

Iniciei o meu percurso profissional no âmbito das empresas enquanto psicóloga organizacional e consultora de recursos humanos. Cedo percebi que os adultos de hoje, são o reflexo da sua infância… e foi na parentalidade que encontrei a essência de tudo.

Actualmente, centro a minha actuação como Psicóloga educacional, apoiando crianças e jovens (os adultos de amanhã), assim como adultos, sejam eles pais ou profissionais, com particular enfoque na educação e parentalidade consciente, e literacia emocional;

Depois de um retiro na Índia, passei a integrar o Mindfulness, tanto na vida pessoal como profissional. Hoje, sou praticante e estudante de Mindfulness Based Stress Redution pela SPMB. Ministro workshops / formações, na área da promoção da parentalidade, da saúde e do bem-estar; e facilito meditações e momentos mindful para adultos a particulares e em empresas.

Sou tutora de necessidades especiais, apoio pais e acompanho individualmente crianças e jovens com Autismo; Instrutora certificada pelo Centro Vaidika, alio o Yoga e o Mindfulness em actividades para todas as crianças.

Mentora do projecto Schola – Educar para a Felicidade.

Psicóloga, membro efectivo n.º 417 pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidades reconhecidas nas áreas de Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e Organizações.

Breve nota biográfica: 

Facilitadora de Parentalidade Consciente certificada pela AdPC e European Association of Peak Performance Trainers; Licenciatura em Psicologia do Trabalho e das Organizações; MBA em Gestão de Empresas; Mestrado em Gestão (da marca no âmbito dos serviços); Pós-Graduação em Psicologia Escolar e da Educação; Pós-Graduação no âmbito de Necessidades Educativas Especiais; Pós-Graduação e Parentalidade e Educação Positivas; formações várias pela Ordem dos Psicólogos Postugueses.

Grande Porto / Vale do Sousa

Bárbara Amorim

Mulher | Mãe | Formadora | Coach | Facilitadora em Parentalidade Consciente    

Nasci em 1981 e vivi em piloto automático até 2012! Cresci, estudei, licenciei-me em Economia e em Gestão, trabalhei muito, casei e fui mãe como manda a tradição! Mas quis o destino que em 2012 caísse de “pára-quedas”,  numa certificação de Coaching e aí sim despertei a minha consciência. Se a minha vida já era boa e feliz a partir daí só melhorou. Comecei a interessar-me pela área do desenvolvimento pessoal, a questionar crenças e mudar paradigmas. Nesta altura já o meu filho tinha dois anos e iniciei a busca por uma parentalidade diferente da tradicional inconsciente. Descobri, então a parentalidade positiva, fazendo uma pós graduação na área e evoluí para a Certificação em Parentalidade Consciente, tornando-me assim Facilitadora desta Academia. Interesso-me também por temas que me levem a ter uma vida mais consciente, que promovam equilíbrio entre corpo e mente, como : “Slow life”, “Slow Parenting”, Comunicação Não Violenta, Yoga, Meditação e Alimentação consciente. Procuro ser a mudança que quero ver no mundo tendo como intenção responder com amor aos desafios da parentalidade e da vida.

Madeira

Iolanda Lopes

Mãe do Francisco de 14 anos e da Matilde de 11 anos.

Sei na primeira pessoa, pessoal e profissionalmente, como por vezes, facilmente… permitimos que o stress do dia a dia e a nossas rotinas influenciem a nossa capacidade de nos mantermos fieis às nossas intenções. Ser Facilitadora de  Parentalidade Consciente tem sido uma descoberta constante, uma aprendizagem contínua em que tanto eu como os meus filhos crescemos juntos. Para além disso, tem sido um privilégio acompanhar outros pais e profissionais ligados à infância e à juventude nesta grande aventura que é a de ser um educador mais consciente.

Mediadora de Conflitos Familiares, Civis e Comerciais; Coach; Master Practioner em PNL; Master em Linguagem Corporal; Especialista em Mindfulness Aplicado nas Empresas, na Saúde e no Desporto.

Braga / Guimarães

Elisabete Dias

Sou mãe de 2 rapazes e uma apaixonada pela vida, pela dança e pela dança da vida. Inspira-me contribuir em ações humanitárias e solidárias e dar aulas de dança a noivos. Foi durante a adolescência que a minha busca pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento pessoal iniciou. No entanto, essa busca ganhou mais força após ter sido diagnosticada com artrite reumatóide em 2012, momento em que pus em questão a minha vida pessoal, emocional, física e profissional. Comecei com a descoberta do Mindfulness e da meditação e desde então continuo uma entusiasta de temas ligados ao poder pessoal, à autoestima, à inteligência emocional, às relações e à parentalidade consciente. Com foco no meu próprio caminho de autoconhecimento, desde 2017 dedico-me à área do desenvolvimento pessoal enquanto coach e practitioner em Programação Neurolinguística, e desde 2019 enquanto facilitadora de Parentalidade Consciente e coach em certificações de Coaching e PNL da Life Training, empresa onde fui formada nestas áreas. Sou membro da Academia Portuguesa de Desenvolvimento Pessoal e facilitadora da Academia de Parentalidade Consciente.  A minha intenção é inspirar e empoderar mulheres, homens, crianças e jovens a viverem a sua vida em liberdade e criarem relações seguras e felizes.

“As pessoas esquecem o que disseste, esquecem o que fizeste, mas nunca esquecem como as fizeste sentir.” Maya Angelou

Lisboa, Margem Sul, Médio Tejo

Georgina de Sousa

Olá, chamo-me Georgina de Sousa, uma eterna aprendiz 😊

Em 2013 fui mãe de primeira viagem e que viagem. Uma viagem maravilhosa sem bilhete de regresso e ao mais profundo de mim.

Cruzar-me com a querida Mia em 2014 foi uma lufada de ar fresco na minha vida e desde então que a Parentalidade Consciente faz parte da nossa família.

Parentalidade Consciente, para mim, não é sobre o meu filho, é sobre a relação.

É sobre como me relaciono primeiro comigo para depois poder transformar a relação com o outro (filho, companheiro…), num movimento de dentro para fora.

Foi nesta relação comigo de mulher-mãe que percebi o quão importante é cuidar de mim primeiro, com gentileza e a partir do coração.

Desde então que a viagem tem sido de descoberta de novos caminhos em mim, a aceitar o que foi e o que é, com muita compaixão. Entre desafios, passei a integrar que o solo fértil está dentro de mim e comecei, pouco a pouco, a semear da minha mente para o coração e a colher a partir deste para poder entregar ao mundo. É nesta entrega que:

Ajudo mães a estabelecerem relações de verdadeira conexão com os seus filhos, resultando numa vida mais calma e feliz para todos.

O meu trabalho foca-se a inicialmente ajudar mães a conectarem-se com a mulher que são, resgatando o seu equilíbrio e paz interior para que depois se consiga gerar os resultados que querem ter na relação com os seus filhos.

Ser para Fazer diferente e Ter uma vida mais conectada e feliz.

Mulher | Mãe | Coach | Facilitadora Parentalidade Consciente| Formadora

Presentemente no 3º ano de especialização em Psicoterapia Somática

Pós-Graduação em Arte Terapia e Waking Dream Therapy | Certificação em Hipnose Estratégica | Certificação em Parentalidade Consciente | Certificação Internacional em Coaching |Certificação Internacional em Practitioner PNL | Formadora Certificada pelo IEFP | Licenciatura em Educação Social

Grande Lisboa

Susana Batista

Sou formada em Sociologia e trabalho enquanto investigadora, na área da educação, há mais de dez anos. 

Como ávida leitora e curiosa por saber mais sobre temas que despertam o meu interesse, cruzei-me por acaso com a parentalidade consciente ainda grávida da minha filha Lara, em 2016. Desde aí tenho vindo a aprofundar os meus conhecimentos, com mais leituras e podcasts, até que me certifiquei como Facilitadora de Parentalidade Consciente já com a minha filha Vera nos braços, em 2020! 

Descobri que esta abordagem não serve apenas para a relação entre pais e filhos, e por isso procuro praticar as aprendizagens que vou fazendo como mãe, como parceira e como mulher! 

A minha intenção é partilhar com outros os conhecimentos, reflexões e experiências que fui desenvolvendo, na esperança que lhes possam ser úteis para as suas relações interpessoais, tanto no dia-a-dia, como nos desafios menores ou maiores com que se deparem. “O caminho faz-se caminhando”, e é tão melhor fazê-lo acompanhado!

Braga

Sílvia Cerqueira

Nas diversas experiências a nível profissional, depois da Licenciatura em Português e Alemão pela Universidade do Minho, onde se inclui a docência, a educação de adultos e a formação profissional, percebi que o que me move é trabalhar com e para pessoas, contribuindo para que se conheçam melhor, desenvolvam e alcancem os seus objetivos.

Desde cedo sou interessada em desenvolvimento pessoal e, entre outras áreas, fiz formação em Meditação Mindfulness, Programação Neurolinguística, Coach Silva Life System, Naturopatia e Terapias Complementares.

Acredito na educação integral e na visão holística do ser humano, o que me levou a vivenciar, durante um ano, a pedagogia antroposófica de Rudolf Steiner, numa escola Waldorf, em Berlim. Desde então, tenho vindo a aprender, experienciar e refletir como educar de forma mais autêntica e consciente.

De modo a conciliar todo o meu percurso profissional e experiencial, encontrei no Coaching (parental/educativo) o elo de integração para o desenvolvimento pleno do meu potencial e surge o primeiro projeto educativo de educação integral, para a primeira infância, em Braga – a Casa Mimo Girassol.

Com o nascimento da minha primeira filha, senti necessidade de explorar a parentalidade e o desenvolvimento infantil, de forma mais consciente. Acabei por me certificar em Parentalidade Consciente e é com muita satisfação que faço parte desta Academia. Com a missão de formar pais, professores e educadores sobre as novas ferramentas conscientes, na gestão da família e da sala de aula, surge, em Braga, o Projeto Educar Hoje, do qual sou co-fundadora.

Atualmente colaboro com escolas, pais, famílias e educadores, através de coaching, workshops, formação, palestras e mentoring.

Guimarães

Sónia Lopes

Olá, sou a Sónia e nasci no berço da nação em 1983 🙂

Sou mulher, sou mãe, sou esposa, sou filha, sou irmã, sou tia, sou amiga. Sempre desempenhei muitos papéis (até fiz teatro amador :))

Sou também Psicóloga desde 2005, com especialização em Psicologia Clínica atribuída pela OPP, da qual sou membro efectivo desde a sua criação. Fiz também a formação em Hipnoterapia.

Sou uma pessoa motivada para o meu crescimento pessoal e orientada para as pessoas e o seu desenvolvimento. Com esse objectivo, complementei a minha formação académica com certificações de coaching, parentalidade consciente e programação neurolinguística, que procuro aplicar no dia-a-dia pessoal e profissional.

Acredito que o ser humano deve ser tratado como um todo, tendo em conta os elementos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Assim, tenho vindo a alargar a minha formação em áreas como as terapias holísticas e a Hipnose Clínica, entre outros, e assim aumentar a minha capacidade de ajudar o próximo e trazer-lhe maior bem-estar.

Tenho bastante experiência com pais e crianças, pois no passado já orientei muitas formações e grupos de cariz parental, mas agora sei mais e melhor. Sou uma mulher, profissional e sobretudo uma mãe mais consciente, e acima de tudo sou humana, e erro, bastante. E está tudo bem 🙂

Queres saber mais, ter acompanhamento ou frequentar workshops? Contacta-me. Podes fazê-lo presencialmente em Guimarães, no teu domicílio (Zona Norte) ou online (via Skype, email, etc).

Grande Porto

Vania De Jalles Carvalhas

Educadora | Fundadora do Projeto Oficinas Time In | Facilitadora Certificada de Parentalidade Consciente

Mulher. Questionadora, Ativista, Feminista, Defensora dos Direitos Humanos, Apaixonada pela Vida, pelas Relações, pelo Desenvolvimento Humano e pelas Neurociências. Mãe desde 2013.

“Sê a mudança que queres ver no mundo.”

Ghandi

Grande Lisboa e Margem Sul

Fátima Marques

Sou licenciada em matemática e acompanho os meus alunos e seus encarregados de educação de forma individual. Durante vários anos fui-me deparando com diversas dificuldades, algumas decorrentes do nosso sistema de ensino e outras relacionadas com fatores bem distintos. Todas essas questões influenciam, de forma mais ou menos direta, o desempenho nesta disciplina.

O sucesso de um aluno não pode ser medido apenas quantitativamente, a aprendizagem é desenvolvida na interação entre o jovem e o meio onde se inclui. Há, então, urgência para despertar a competência que existe em cada um de nós, pais, professores, educadores e outros adultos significativos incluídos no contexto do jovem. Como? Acionando práticas educativas que privilegiem a participação de todos, só assim, criamos futuro.

Este olhar para a educação e para a parentalidade, levou-me a profundas reflexões que me impulsionaram a investir em diferentes temáticas. Ao estimular o autoconhecimento do aluno e desafiando, sempre que possível, as famílias a uma observação sobre elas mesmas, promovo a desconstrução de algumas ideias preestabelecidas e expetativas que podem, por vezes, ser desajustadas naquele momento para aquele aluno. No constatar que as dificuldades académicas dos jovens são, tantas vezes, o culminar do posicionamento que estes e suas famílias adotam relativamente aos obstáculos com que se deparam, permitiu-me perceber que teria de atuar de forma a despertar o interesse na realização pessoal, promovendo o envolvimento e participação da família.   Foco-me no equilíbrio e no alinhamento das intenções de todos, através da participação das atividades propostas, para além das habituais aulas de matemática, pais e filhos emergem para o desenvolvimento integral.

A verdade é que ao vê-los, alunos e pais, a entrarem na minha vida, ao partilharmos a realidade e experiências, cria-se oportunidade de crescimento, para mim e para eles. Somos aliados, temos muito a oferecer uns aos outros.

Com convicção, atuo em consonância com este propósito. Continuei, desta forma, a minha formação na área da Psicologia da Educação, Parentalidade Consciente, Mindfulness, Educação Emocional, Coaching e Pnl. Tendo tido ainda a oportunidade, pelo caminho, de descobrir outros campos de ação muito importantes no desenvolvimento socioemocional das famílias, nomeadamente o Yoga do Riso.

Tal como na matemática, há que praticar a atenção plena no problema que nos é proposto e, com os recursos que dispomos, desenvolver um ambiente educativo que favoreça a aprendizagem. E sim, corrigindo as vezes que forem necessárias pois o foco não está no resultado final, está no percurso que decidimos coconstruir.

Mindfulness na matemática.

Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, São João da Madeira, Aveiro...

Goreti Anjos Oliveira

Ser mãe, é ser eterno na memória de alguém, sinto-o como sendo a minha grande missão. É fazer parte de um grande milagre da vida, e eu fui muito abençoada, pois esse milagre aconteceu-me 3 vezes. Sou mãe de um menino e duas meninas que, todos os dias me ensinam a ser melhor…

Amo observar os meus filhos enquanto dormem, admiro e contemplo toda a perfeição existente neles, toda a serenidade, calma, tranquilidade… Estar ali só a observar e sentir o momento.

Sou ambiciosa, humilde, sonhadora, simples… Procuro crescer, aprender e amadurecer todos os dias. Semeio sorrisos e optimismo. Esforço-me por ser cada dia melhor, melhor mãe, melhor filha, melhor esposa, melhor profissional.

Quero alimentar o lado belo da vida, o lado simples e procurar harmonia nos espaços, nos relacionamentos e dentro de mim, pois é dentro de mim que tudo começa e de onde tudo parte.

 Sou grata por fazer parte desta família, que me ensinou a estar mais presente em cada momento, mais atenta a cada comportamento e mais consciente em cada resposta.

Meu Mantra: ” Abro-me à vida e confio nela”

Gratidão

Coimbra

Glória Saraiva

O meu nome é Glória Saraiva e tenho já um longo percurso como educadora de infância.

Com vários e maravilhosos Mestres descobri o mundo fantástico do Desenvolvimento Pessoal e da Parentalidade Consciente, área onde me sinto guiada por um propósito, inspirar outros a encontrar um caminho de equilíbrio e bem-estar através de um sentir e fazer diferente, onde a felicidade pode brotar da simplicidade e do agora.

Breve nota biográfica: Coach;  PNL  Practitioner; Reki Nível III; Qiqong Wellness Medical; EFT Master Practitioner e Positive EFT Facilitador; Facilitadora de Parentalidade Consciente; Inteligência Emocional; Facilitadora de Meditação e Desenvolvimento Consciente com crianças e jovens.

Aveiro

Beatriz Oliveira

“Conscious parenting is activism and activism is hard. You are changing the world.” Vivek Patel

Licenciada em psicologia | mestre em psicologia forense | doutora em psicologia | formadora certificada pelo IEFP | facilitadora de parentalidade consciente | coach

Sou casada e tenho uma filha. Nos últimos 6 anos fui investigadora da Universidade de Aveiro, onde fiz toda a minha formação. Paralelamente tenho vindo a aprofundar o meu conhecimento em questões educativas, de desenvolvimento infantil e de parentalidade.

O facto de profissionalmente ter contactado com realidades de abuso físico e psicológico em contexto de violência doméstica (conjugal, pais-filhos, filhos-pais) e de violência escolar intensificou o meu interesse na educação para a prevenção destas situações.

Tenho aprendido que a educação com base no amor e no respeito pode fazer prevenção a inúmeros problemas, que no limite podem culminar numa vida de agressões e/ou de crime.

Além da formação na área forense, que suscitou desde sempre reflexões acerca da intervenção para prevenção e/ou reeducação, o nascimento da minha filha potenciou tanto o meu interesse no tema como a minha intenção de gerar e contribuir para a mudança. Começando comigo, em minha casa, e terminando na família mais desafiante.

Porto

Sónia Geraldes

Quando peço a uma criança para se apresentar pergunto-lhe sempre qual é o seu super-poder. Pois é também por aí que vou começar a minha apresentação.

Sou a Sónia, tenho 39 anos, sou casada e tenho um filho: o Francisco. Acredito que tenho alguns super-poderes, mas talvez o mais poderoso de todos seja o poder de cuidar. Sou mesmo muito boa a cuidar dos outros. Foi sempre assim desde muito pequenina.

Hoje penso que não é por acaso que escolhi ser psicóloga, a meu ver para poder pôr em prática o meu super-poder! E tenho cuidado bastante. Acho que sou mesmo especialista em dar colo! Gosto particularmente de pessoas, desde as mais pequeninas às maiores. Gosto de ouvir as suas histórias, gosto de as acolher, gosto de as compreender e de lhes mostrar que não estão sozinhas.

Sou psicóloga de formação. Tenho mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Educação e pós-graduação em psicoterapias cognitivo-comportamentais.  

Foi depois de me tornar mãe que percebi que eu própria também precisava de colo. Foi então que mergulhei no mundo da parentalidade consciente. Primeiro através de leituras, e depois através da participação em formações. A minha vida começou a mudar depois de frequentar a Certificação em Facilitadores de Parentalidade Consciente. Descobri que afinal sabia (e ainda sei) muito pouco sobre mim. Há todo um mundo de sensações, emoções e pensamentos por descobrir. Estou, e estarei, nesta viagem por muito tempo. Neste percurso tenho a intenção de continuar a utilizar o meu super-poder e, agora, poder também cuidar de muitos pais, tal como cuidaram de mim. 

Braga / Viana do Castelo

Diana Pereira

Facilitadora de Parentalidade Consciente | Palestrante

Durante a minha infância e adolescência questionava-me muito sobre as relações entre pais e filhos. Depois houve um período de grande reflexão em que fazia sempre a mesma pergunta a mim própria: Se precisámos aprender tanto para exercer uma profissão, porque é que não fazemos o mesmo para a maior responsabilidade que temos durante a vida? Educar um ser. A educação é que vai fazer daquele ser indefeso que está aprender a viver neste mundo, um futuro cidadão que seja pro-activo, que crie boas relações, que lute pelas causas que acredita, que seja dinâmico na sociedade em que vive, que influencie positivamente os outros através do seu exemplo, que pense fora da caixa, que saiba cuidar de si e se ame, que ame os outros, que ame a humanidade e a natureza, que saiba que as dificuldades são apenas desafios, que goste de conhecer mais, aprender mais, que acrescente valor nas suas ações, que faça a parte dele para contribuir para a regeneração da humanidade.

Devido a essa reflexão comecei a procurar informações sobre os temas relacionados com métodos educacionais, Parentalidade, psicanálise na primeira infância, relações entre pais e filhos, e por aí vai…

Hoje o meu foco está em dinamizar encontros/ workshop / palestras sobre Parentalidade Consciente para divulgar e partilhar estes temas absolutamente transformadores na vida interior de cada um.

Brasil

Lívia Praeiro

Lívia Praeiro, é educadora parental em Criação com apego, disciplina e educação positiva e especialista emocional, conduzindo o sono das crianças de maneira respeitosa, construindo relações de valor entre pais e filhos.

Realiza atendimentos individuais, mentorias para pais e profissioanais e certificações de profissionais como Consultores do Sono (Instituto Mame bem) e em Atuação Consciente, através da Escola Da Educação Positiva, onde ela é co-fundadora.

Já beneficiou o sono de centenas de bebês e crianças, além de trazer de volta a harmonia familiar que acabavam em segundo plano em função da privação de sono e cansaço.

Lisboa

Lurdes Andrade

 “Ninguém nos ensina a ser mães!”

Ser mãe é a tarefa mais gratificante, mas também a mais difícil e desafiante. É uma missão que escolhemos para a vida!  Executada com amor incondicional, aceitação e responsabilidade, revela-se uma experiência única e inspiradora.

Atrevo-me a dizer que existiu uma vida antes de ser mãe e outra depois de ser mãe!

Sou mãe de duas meninas gêmeas, atualmente com 11 anos. Quando elas nasceram, eu sonhava ser a mãe perfeita! E por isso lia muito e procurava fórmulas mágicas. Hoje sei que é uma utopia, mas nunca desisti de fazer mais e melhor a cada dia que passava da vida das minhas filhas. Também sei que será sempre uma missão sem fim, pois as oportunidades de ser melhor surgem a cada dia que olho para elas!

Talvez ser mãe tenha sido aquilo em que mais me empenhei, mais me dediquei e mais aprendi, nestes últimos 11 anos e por isso tantas vezes me questionei. Hoje sei que fiz o melhor que podia, com os recursos que tinha disponíveis, em cada momento da minha vida!

Educar, é tomar decisões entre vários caminhos e isso implica reflexão e escolhas conscientes. Refletir sobre o que queremos realmente para os nossos filhos. Que adultos queremos que sejam no futuro? E o que é realmente importante para nós?

Nós não nascemos com competências para ser pai ou mãe e essa consciência é o ponto de partida, para o autoconhecimento e aprendizagem constante.

A Parentalidade consciente e a meditação, mostrou-me que o grande foco de mudança seria em mim, na minha autodescoberta, e no desaprender de crenças enraizadas. A Parentalidade consciente, colocou-me num plano de igualdade com as minhas filhas, permitindo uma interação de crescimento mútuo, através do qual fui eu que verdadeiramente aprendi com elas. Aprendi a respeitar a sua essência, a criar encontros cheios de conexão, presença e amor incondicional.

A minha intenção é partilhar a todos os pais, que de alguma forma, queiram aceitar o desafio transformador que a Parentalidade consciente proporciona nas nossas vidas, esvaziando as suas mentes de filtros, julgamentos e crenças preconcebidas. Que se permitam mudar a forma como olham para os seus filhos e para os desafios que vivenciam no dia a dia nas suas rotinas. Ajudar pais, que tal como eu me senti perdida na minha limitada experiência de ser mãe pela primeira vez, a descobrirem as suas verdadeiras intenções. A única certeza que tinha era o meu AMOR por elas, e foi esse amor que me trouxe aqui.

Hoje, olho para trás e penso no longo caminho que percorri, para dizer, “este é para mim o caminho certo”!

Breve nota biográfica: 

– Licenciada em Sociologia | de setembro 1994 a 5 de janeiro 1998

– Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos | de 2001 a 2002

– MBA Executivo “Recursos Humanos Management” | de 2003 a 2004

– Certificação de Program Leading and Energizing Teams for Performance, de março 2018 a julho

– Pós-graduação em Parentalidade e Educação Positiva. De 2017 a 2017

– Certificação em Facilitador em Parentalidade Consciente pela Academia da Parentalidade Consciente | 2018

– Certificação internacional Practitioner em programação Neuro linguística certificado por Pedro Vieira, de 2018

– Atualmente desde 2000 a 2010 Trabalhei no Grupo Moiagest S.A  ( atualmente primefood) como Diretora de Recursos Humanos | de 2010 a 2019 Diretora Operacional até à data.

Alentejo

Joana Santos

Olá, sou a Joana!

Comecei a minha carreira como Educadora de Infância e depois de ser mãe pela primeira vez, em 2012, senti-me mais próxima de tantas mães e pais que diariamente me pediam ajuda para lidar com os desafios diários na relação com os seus filhos. Esse impacto positivo que causava nas famílias que me rodeavam fascinou-me. 

Percebi que esse era o meu caminho. 
Expandi a minha formação certificando-me em Coaching e em Programação Neurolinguística pelo Instituto de Coaching e Linguística.
Esta viagem tanto pessoal como profissional mostrou-me que, com alguém para nos dar a mão, podemos construir a nossa família autêntica, que não é feita de estratégias certas ou erradas mas sim de pessoas felizes tal como são. 

Enquanto Coach, Formadora e Facilitadora de Parentalidade Consciente, dou o meu contributo em escolas, através de formações e workshops, fazendo chegar abordagens e perspetivas pedagógicas mais conscientes focadas na relação com a criança enquanto pessoa mais do que na criança enquanto aluno. Acredito que técnicos da infância mais conscientes podem contribuir para uma geração futura mais saudável e concretizada.  

Seja através das escolas ou através do acompanhamento das famílias quero inspirar vidas mais felizes, ajudando os adultos a construir relações saudáveis consigo próprios e com as crianças.

“Children must never work for your love, they must rest in it.” Gorden Neiferd”

Aveiro

Ana Machado

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Formação complementar em Mediação Familiar, Mindfulness e Terapias de Terceira Geração. Facilitadora de Parentalidade Consciente, Yoga e Meditação para Crianças e Jovens.

Sílvia Costa

Sou acima de tudo MULHER.

Mulher que se desdobra em vários papéis sendo que o papel de mãe foi, é, e provavelmente será o mais enriquecedor do ponto de vista de desenvolvimento pessoal.

Sempre tive muita curiosidade em perceber a construção do comportamento desde a geração inconsciente da ideia até ao resultado. Esta curiosidade levou-me a ser observadora e curiosa desde muito cedo e, mais atarde a ser uma detetive comportamental que investigava os outros com o intuito de interagir melhor e de conciliar ou mediar interesses e intenções.

Com a Maternidade tive necessidade de redefinir a minha identidade e, nesse momento, tomei consciência do pouco que conhecia e do pouco que reconhecia em mim.

A Parentalidade Consciente foi a caminhada mais intensa que fiz no meu desenvolvimento pessoal. Permitiu-me encontrar um alinhamento interno e promover o alinhamento de intenções enquanto mãe e enquanto família por transposição deste modo de vida.

Aprendo todos os dias com os ensinamentos dos meus filhos e desenvolvi interesse em facilitar e dinamizar esse processo de aprendizagem em outras famílias através do Coaching e da realização de Workshops sobre estes temas.

O caminho faz-se lado a lado, de dentro para fora.

Ao vosso dispor,

Sílvia Costa

Ilha da Madeira

Helena Azevedo

Sou a Helena.

Sou licenciada em Psicologia e tenho trabalhado no contexto educativo.

Sou curiosa e observadora. Interessam-me as pessoas e os seus mundos internos. Interesso-me pelo meu mundo interno e pelo meu potencial de transformação e desenvolvimento. O mindfulness tem sido um excelente recurso neste sentido.

Sou mãe da Maria e do Gonçalo, dois amores que chegaram e engrandecem, todos os dias, o meu coração, lembrando-me do essencial da vida: amar, e sentir-me amada, sem limites nem condições; viver em plenitude e intensidade; ser feliz nas coisas mais simples…

Acredito que a presença consciente é o melhor presente que lhes posso oferecer e que as nossas vivências relacionais de conexão, igual valor, aceitação e amor incondicional são sementes ricas que, potencialmente, darão frutos no modo como se relacionam consigo próprios e com o mundo à sua volta.

Os desafios da parentalidade são muitos. E ainda bem. O amor é o fertilizante.

A minha intenção é acompanhar-te, de coração aberto, no desabrochar para uma parentalidade consciente que sirva as tuas intenções enquanto mãe/pai.

Grande Lisboa, Cascais e Sintra

Cátia Pereira

O vínculo é o nosso caminho de vida, é a forma como contamos a nossa história, sobre o que acreditamos, sobre o que gostamos, sobre a forma como nos relacionamos. Cada criança chega ao mundo para se vincular, uma ligação que perdura ao longo de toda a vida e que, na fase adulta, pode ser sentida como um desafio para muitos de nós. As feridas emocionais surgem para nos ajudar a estar em vínculo seguro, porém, na presença de um trauma, somos impedidos inconscientemente de sentirmos bem-estar nas relações.
Pelo meu caminho profissional e pessoal, juntei os conhecimentos da Psicologia Social, da Terapia Família, da Vinculação, do Trauma, da Programação Neurolinguística, e formei o meu projecto Vínculos Seguros, com a intenção de ajudar cada um de nós a estar em vínculo seguro consigo mesmo e com quem ama.

Licenciada em Psicologia Social, Facilitadora de Parentalidade Consciente, Coach Certificada, Master Practitioner em Programação Neurolinguistica. Estou a frequentar o Curso de Experiência Somática, estudo do Trauma, em Salvador da Bahia, no Brasil.

Membro Efectivo da Ordem Portuguesa dos Psicólogos e Formadora certificada com CCP.

Aveiro

Iolanda Pereira

Facilitadora de Parentalidade Consciente, licenciada em Educação de Infância, especializada em coordenação pedagógica e direção técnica, Coach Educacional, Trainer Oficial do Método LASEr de Pedro Vieira e formadora.

Fundadora do Projeto de Intervenção Educacional – EDUQUE INFORMADO que tem como intenção facilitar ferramentas às famílias e à escola com o objetivo de criar contextos mais possibilitadores para as crianças.

A intenção é colocada em prática através da entrega de cursos, workshops, palestras, consultoria em Parentalidade Consciente, programas de Coaching Educacional e formação com ferramentas de Coaching e PNL.

Energia emanada a laranja, extrovertida, gosto de estar com amigos, tenho vindo a descobrir que gosto também da solidão. Necessidades? Novidade, espaços criativos, mudanças. Espaço de inspiração? O mar, sem dúvida! Intenção? Ajudar as famílias e a escola a descobrirem-se, a reinventarem-se e a assumir uma prática cada vez mais consciente, mais presente, mais Mindfulness.

Chaves

Júlia Madureira

Mãe/Psicóloga/Formadora/Facilitadora de Parentalidade Consciente

Olá, Chamo-me Júlia e sou mãe de um menino e de uma menina.

Gosto de ler, passear e sonhar de olhos abertos!

Desde há muito que sinto interesse em ajudar as pessoas e conhecer o mundo que existe dentro de cada um. Tudo isto sempre me apaixonou.  Fiz formação em psicologia e comecei a perceber que estes mundos são ainda mais fascinantes. Quando fui mãe pela primeira vez surgiram verdadeiros desafios e abalos ao meu mundo interno, que por si só  já estava um pouco tremido. E foi aqui, neste ponto de crise, e à procura de mim mesma que encontrei a parentalidade consciente e que algumas portas destes mundos interiores começaram a abrir-se. Sobretudo a minha. Nesta minha caminhada no desenvolvimento pessoal, da procura e investigação em práticas holísticas, meditação e mindfulness percebi,  a determinada altura, que me cabia a responsabilidade e “fantabulática” oportunidade de me fazer feliz e por ser a criadora da minha vida. Fiz a escolha de ser feliz e, este processo, tem sido verdadeiramente “empoderador”. Mágico!

Estou neste caminho e disponível e motivada para ajudar outras pessoas  a se encontrarem e a criarem relações mais saudáveis e amorosas consigo e com os outros.

Grande Lisboa

Vanda Sousa

Desde pequena que sou uma sonhadora, cheia de ideias e paixões. A vida tem-me feito caminhar por diferentes percursos e vestir vários papéis que se foram reajustando ao longo destes anos. Sinto-me em aprendizagem e desenvolvimento constantes, à procura de cumprir o que sinto como minha missão. Sou farmacêutica, artesã, consultora de marketing e atualmente dedico-me fundamentalmente ao desenvolvimento de programas de mindfulness e de liderança compassiva em ambientes corporativos. Sou, acima de tudo, mulher e mãe.

A maternidade despertou em mim um interesse já latente sobre pedagogia, psicologia e desenvolvimento infantil. Fui ao longo do tempo procurando informação e formação que completassem a minha intuição materna, marcando-me em especial o Curso de Autobiografia Antroposófica e o Curso de Facilitadores de Parentalidade Consciente. Acredito que o reconhecimento e o trabalho da nossa criança interior são fundamentais para que possamos olhar e sentir melhor as outras crianças.

Através do contacto com outras mães, pais e educadores, em diversos contextos sociais e emocionais, fui identificando cada vez mais os desafios da parentalidade e o quanto é importante existir um espaço e tempo para a partilha sobre estes temas.

A Parentalidade Consciente é sem dúvida um caminho muito gratificante, mas nem sempre fácil. É esse caminho que me proponho fazer em conjunto com outros pais e educadores, através dos workshops que facilito, do acompanhamento de famílias e do blog onde partilho as minhas aprendizagens e reflexões.

Porto, Braga e Aveiro

Isabel Valente

Sou mulher, mãe e professora há mais de 15 anos com uma verdadeira paixão pela parentalidade consciente e pela partilha de estórias e momentos de intensa e significativa aprendizagem entre pais e filhos.

Contribuo mensalmente para inúmeras publicações sobre o tema, acompanhando pais, crianças e jovens nas suas caminhadas de crescimento. Sou autora do blogue “Educasonhando” onde partilho ensinamentos, experiências e conquistas de parentalidade… porque acredito que não existem pais perfeitos, existem pais em constante aprendizagem!!

Sou formada em parentalidade consciente pela Academia de Parentalidade Consciente e proponho uma abordagem descomplicada e autêntica perante o assunto, aceitando erros e fazendo reflexões livres de preconceito e culpas com o objetivo de trazer maior serenidade e consciência aos pais que se propõem fazer este caminho comigo.

Tenho experiência na orientação de palestras, workshops e webinares sobre temas de educação e parentalidade consciente, presencialmente e online com públicos diversos em português e inglês.

Grande Lisboa

Isis Antunes

Eu sou a Isis. Sou Coach, Formadora e Facilitadora em Parentalidade Consciente.
Ajudo diariamente pessoas no seu processo de tomada de consciência e evolução. Ajudo-as a descobrirem e a otimizarem os seus recursos internos e a compreenderem como podem utilizá-los e partilhá-los, de modo a criarem relações conectadas e conscientes na parentalidade.
Quando a singularidade de cada um e o autoconhecimento se unem à capacidade de nos relacionarmos positivamente com quem nos rodeia, geramos um impacto positivo e o mundo transforma-se.
Acredito que posso contribuir para a construção de um mundo onde as pessoas estão mais consciente e verdadeiramente conectadas. E aqui a comunicação e os relacionamentos que construímos são a chave para isso aconteça. É um processo e uma viagem que começa dentro de cada um de nós, originado um impacto na família, na vida profissional e na sociedade em geral.
Sou mãe de dois rapazes, apaixonada pelo desenvolvimento humano, processos de autodescoberta, temas relacionados com a parentalidade e relações conscientes. É a estas áreas que me tenho dedicado nos últimos anos, quer através de acompanhamento individual, quer através de workshops, formações e consultoria.
Acredito que todas as pessoas são únicas, têm valor próprio e um potencial ilimitado.

Grande Porto

Mariana Bacelar

Olá, eu sou a Mariana.

Quando era pequenina queria ser jornalista, bailarina e arqueóloga. Depois acabei por estudar ciências, marketing e trabalhar como farmacêutica e gestora de equipas.

Em 2010 fui mãe pela primeira vez e o João Maria passou a orientar o curso de desenvolvimento pessoal mais intensivo, interessante e prático que podia ter. Até hoje e ajudado ,desde 2016, pela Maria Helena.

Neste percurso, cruzei-me com a  visão transformadora da Parentalidade da Mikaela Övén e  isso foi um ponto de viragem. Em 2015 certifiquei-me como Facilitadora em Parentalidade Consciente pela Academia de Parentalidade Consciente e desde aí estudei Gestão Emocional, Comunicação Não Violenta e Design Thinking aplicado à Aprendizagem. Sou uma ávida leitora ( e ouvinte) de conteúdos ligados à neurociência, educação e aprendizagem, pensamento inovador e criatividade,  liderança e desenvolvimento da criança. Fiz duas formações estruturantes com a Life Training: Coaching e PNL.

Norte e Centro

Cristina Ribeiro Felgueiras

Acredito que a relação com a criança baseada no amor, na presença e com consciência, potencia a mudança que queremos ver no mundo. Um relacionamento consciente e amoroso entre adulto e criança traz mais amor, mais aceitação, mais respeito e mais oportunidades de felicidade para todos.


Sou mãe de três filhos e sempre com desafios diários. Não sou perfeita, mas sou feliz nesta imperfeição.


Com formação base em Direito, desde cedo me liguei à educação informal através de voluntariado. O percurso profissional e pessoal levou-me a um contato direto com as escolas, onde me deparei com as dificuldades do sistema educativo atual associado à movimentada vida de muitos adultos (pais, professores e auxiliares de ação educativa). Como presidente de uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, reforcei a ideia de que os vínculos entre pais e filhos são fundamentais na prevenção de muitos comportamentos desafiantes da vida das crianças e jovens.


• A par desta formação de base, sou mediadora familiar certificada pelo Ministério da Justiça.
• Fiz várias formações ligadas à educação e ao desenvolvimento pessoal, tais como:
• Yoga para bebés e crianças, na Escola Babyoga Portugal;
• Meditação com crianças e adolescentes- Crescer a Ser;
• Educação Transpessoal, na Escola de Desenvolvimento Transpessoal;
• Facilitadora de Parentalidade Consciente, na Academia de Parentalidade Consciente.
• Educação Mindfulness, na Escola de Desenvolvimento Transpessoal;
• Curso de Practitioner Internacional em Programação Neurolinguística (PNL) associado ao Instituto de Treinos Holandês de PNL (ntinlp), certificado por Miguel Ferreira, membro da Associação de Trainers de Programação Neurolinguística.
• Atualmente estou a frequentar o curso de Master Practitioner internacional em PNL.


Acredito que a Educação é a base da vida e do mundo. E da mudança também.
Que pais queremos ser?
Qual a nossa intenção como pais?
Qual é a mudança que queremos Ser no mundo?
Tenho total disponibilidade para sessões de parentalidade consciente, bem como workshops/palestras e cursos.

Grata
Cristina Ribeiro Felgueiras

Margem Sul do Tejo e Lisboa

Ana Salvador

Sou apaixonada por Comportamento Humano e Desenvolvimento Infantil.

Licenciei-me em Professora de 1º ciclo em 2004, mas rapidamente percebi que as crianças que não correspondem ao “padrão designado como normal”, ou seja, aquelas que apresentam “necessidades educativas especiais” são as que mais me desafiam e despertam em mim uma vontade inigualável de as compreender e ajudar. Nesse sentido, fiz uma pós graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor e é a esta área que tenho dedicado toda a minha carreira.

Fui professora de Necessidades Educativas Especiais no colégio St. Peter’s international school e tornei-me Terapeuta do Neurodesenvolvimento acreditada pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, onde desde 2006, trabalho com crianças com as mais variadas Perturbações do Neurodesenvolvimento, desde as Dificuldades Específicas de Aprendizagem, à Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, Perturbação do Espetro do Autismo ou Hiperatividade com Défice de Atenção.

Com o passar do tempo fui tomando consciência de que intervir apenas com as crianças se revelava insatisfatório para aquilo que se tornou o meu propósito: Aumentar a conexão entre pais e filhos, tendo por base a aceitação das caraterísticas individuais e necessidades de cada um.

Em 2019, certifiquei-me em Facilitadora de Parentalidade Consciente e como mãe de dois meninos, torna-se ainda mais claro que, a forma como me comporto tem impacto direto no comportamento deles.

São sem dúvida os meus maiores mestres!

Braga; Guimarães, Famalicão

Natália Machado

O farol da Parentalidade Consciente, traz a esta viagem, muitas luzes diferentes no caminho do nosso desenvolvimento pessoal e das nossas relações com os outros.

Na relação com os filhos, somos com eles guionistas e por isso com igual valor, mas com responsabilidade diferente. Podemos abrir espaço para que todos, na família, se sintam no círculo, e sintam as suas necessidades atendidas.

Como amante de partilhas sinceras, conversas e histórias de pessoas, sensível e atenta à abordagem humanista, disponibilizo-me como facilitadora para uma Parentalidade Consciente.

Maceió – Alagoas – Brasil

Thássia Leão

Área de atuação: Atendimento clínico: crianças, adolescentes, adultos e orientação de pais.

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e formação em Terapia do Esquema.

Leiria

Patrícia Filipe

Olá! Sou a Patricia Filipe, sou apaixonada pelo mundo e sobretudo pela vida, tal como ela é, sem tirar, nem pôr. Mãe de três filhos, que me iluminam diariamente o caminho a seguir, com tudo o que a parentalidade nos oferece.

Sou Educadora de Infância, gosto de admirar a autenticidade e deixar a sementinha do crescimento dentro de cada criança que tenho a honra de conhecer. Sou Facilitadora de Parentalidade Consciente, dou importância ao auto-cuidado para depois cuidar dos outros e da SIMPLICIDADE da vida com foco nas minhas intenções.

Sou instrutora de Yoga para bebés, gosto de saber que podemos transmitir os nossos CONHECIMENTOS de forma a ajudar pais e bebés neste processo de descoberta. Gosto do toque, do calor que reflete em nós e da eterna VINCULAÇÃO que existe entre uma mãe e um filho.

Sou Líder de Yoga do Riso, adoro rir por tudo e rir sobretudo por nada. Ter a sensação de LEVEZA após uma boa gargalhada. Saber que posso transmitir essa ENERGIA a outras pessoas que também necessitam dela. Gosto de saber que a vida não é para ser levada a sério. Há que aproveitá-la tal como ela é e tal como EU SOU.

Grande Lisboa

Alexandra Castro

A maternidade chegou muito cedo, tinha 19 anos e no meio de tantos outros desafios, escolares, profissionais e pessoais, não fui a mãe que queria ter sido, mais presente e consciente, fui a melhor mãe que pude e consegui, com aquilo que tinha e era. Mas a vida de forma surpreendente deu-me a oportunidade de me reinventar e crescer, 27 anos depois, com 46 anos de idade voltei a ser mãe, a mãe de uns gémeos que me trouxeram uma imensa felicidade mas também um verdadeiro e alucinante mundo novo.

Quando os meus bebés nasceram senti uma necessidade absoluta de fazer diferente, eu era uma mulher diferente, uma mãe diferente com outra maturidade, outro conhecimento e consciência, fruto do crescimento natural e vários anos de um trabalho de desenvolvimento pessoal que passaram e passam pela meditação e o Reiki, este conhecimento e consciência despertaram um interesse já latente sobre pedagogia, psicologia e desenvolvimento infantil. Fui ao longo do tempo procurando informação e formação que completassem e acrescentassem a minha intuição materna, e foi assim que cheguei ao curso de Curso de Facilitadores de Parentalidade Consciente.

Os meus quatro filhos são os meus guias, os meus mestres, a minha luz!

O meu percurso profissional passou durante muitos anos pela gestão e administração de empresas, mas numa altura de convulsão profissional e pessoal encontrei outro caminho com o Reiki, a Meditação e outras terapias holísticas e mudei radicalmente o que faço.

Hoje sou Terapeuta e Mestre de Reiki, Instrutora de Meditação para crianças e jovens, Facilitadora de Parentalidade Consciente e sou tão feliz com o que faço, gosto de dar aos outros a possibilidade de sentir e fazer diferente, com a alma e o coração.

O que é a Parentalidade Consciente para mim?

É acima de tudo uma filosofia de vida que se aplica à relação entre pais e filhos, mas que vai muito para além disso, ela aplica-se a todas as relações na nossa vida porque se baseia no Igual Valor, Autenticidade, Responsabilidade Pessoal, Respeito pela integridade e na promoção de uma Autoestima forte e saudável e isso faz mesmo toda a diferença .

Gostava de te ajudar a fazer essa descoberta, vamos?

Lisboa e Setúbal

Tânia Gorducho

O meu nome é Tânia Gorducho e desde sempre fui apaixonada pelas questões relacionadas com a forma como nos construímos enquanto seres humanos, o que me levou a estudar  temáticas relacionadas com os primeiros anos de vida e a formar-me como Psicoterapeuta Corporal em Biossíntese.

Ao longo da minha prática clínica e da minha própria vivência pessoal, muitas vezes tenho encontrado os pais divididos entre o que lhes diz o coração e o que são correntemente consideradas as “boas práticas” na educação de uma criança.

Acredito que ajudar os pais e educadores a conectarem-se consigo próprios, sintonizarem-se com as suas intenções e recordarem os seus próprios recursos, ajudando-os muitas vezes a libertarem-se de crenças que dificultam o estabelecimento de vínculos profundos, é tudo o que é necessário para se construirem relações familiares verdadeiras e amorosas e crianças felizes. É com base neste pressuposto que desenvolvo o meu trabalho em conjunto com cada família.

Grande Lisboa

Sara Gonçalves

Quando comecei a pensar escrever esta biografia as palavras não saiam (nem sempre é fácil falarmos de nós) e, após um momento de meditação, senti que quem a deveria escrever seriam os meus pais, com quem tenho a benção e a felicidade de ter uma excelente relação. E foram estas as palavras que me escreveram!   “A 22 de Maio de 1982, um sábado ao início da noite, a nossa segunda maior felicidade, de nome Sara, veio ao mundo para nos dar mais amor, muitas alegrias e algumas preocupações, mas nada de especial. A Sara foi desde sempre uma criança muito simpática, sempre alegre, com uma grande capacidade de comunicação e revelando desde cedo a sua forte personalidade. Cresceu e tornou-se uma mulher que lutou para encontrar a sua vocação a nível profissional, ter a sua independência, organizar a sua vida, ganhar asas e deixar o ninho. Mantém desde criança muitas das características que a caracterizavam na altura, a simpatia, a ajuda e a partilha (era emocionante vê-la a comprar gelados aos amigos quando recebia a mesada e ver como isso a deixava feliz). Mantém, também, a frontalidade e a assertividade que, por vezes, podem incomodar quem a rodeia e quem a conhece menos bem. Hoje, a nossa Sara é uma Educadora de Infância do e pelo coração, que tem um amor enorme pela profissão que escolheu e, embora realizada, procura sempre melhorar. Lê, estuda, pesquisa, questiona, vai à procura de respostas, faz cursos, está sempre à procura de saber mais sobre a área que a apaixona. Temos muito, muito orgulho em ti e podes contar sempre connosco até ao fim dos nossos dias e dos outros a seguir pois vamos estar sempre a olhar pela nossa menina”   Sara Gonçalves, 35 anos, Educadora de Infância desde 2004 e, com muito orgulho, Facilitadora de Parentalidade Consciente desde Janeiro de 2018.

Castelo Branco

Elisabete Marcelino

Sou Elisabete, mulher virginiana, mãe, educadora, coach, profª de yoga para bebés e crianças, facilitadora de Parentalidade Consciente.
Trabalhei na área da educação (educação pré-escolar) até 2017. Fui Educadora de Infância por mais de 20 anos (e diretora técnica pedagógica), sou licenciada em Educação Pré-Escolar e com Mestrado em Intervenção Social Escolar.

Com a maternidade (nascimento do meu filho) os desafios de instabilidade a nível emocional começaram a surgir. Nos últimos 10 anos tomei decisões que transformaram a minha vida, um processo de mudança, em que tudo começou a fazer sentido, como mulher, mãe, educadora.

Iniciar o caminho na área do desenvolvimento pessoal foi diferente de tudo o que já tinha experimentado. Comecei a ter respostas que necessitava, as coisas começaram a fazer sentido. Desde aí nunca mais parei!
Foi a descoberta interior, encontrar respostas e melhorar a minha vida. Desenvolveu o meu autoconhecimento e melhorou a relação comigo e com os outros.
Atualmente sou certificada em Master em Programação Neurolinguístic; Coaching na Life Training (com Pedro Vieira); Danças Circulares Sagradas; Yoga para Bebés e Crianças pela Escola Babyoga Portugal; Parentalidade Consciente na Academia de Parentalidade Consciente com Mikaela Oven.

“Ganhei um novo sentido na minha vida: o de ajudar mulheres que são mães e vivem os seus dias pressionadas e aprisionadas pelas rotinas do trabalho, da família, dos filhos. Que estejam a viver situações de stress, ansiedade ou depressão, impedindo-as de cuidar de si (atender às suas das suas necessidades e prioridades) e como consequência cuidar dos outros”.

Como terapeuta, coach desde as sessões de terapia às aulas de yoga com as crianças, ou workshops com temáticas sobre parentalidade consciente, são a forma que encontro de apoiar mulheres, mães e crianças, nos seus desafios diários em promover mais aceitação, liberdade e felicidade nas suas vidas.
A certificação de yoga para bebés e crianças veio complementar quem eu já era, a educadora que trabalha com crianças e famílias.

Facilito rodas de mulheres (danças circulares sagradas, meditação), wokshops e diversas atividades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Sou criadora dos programas para mulheres SUPERA-TE E ELEVA-TE e DESTRALHA A TUA VIDA. Além destes, realizo consultas de orientação/acompanhamento de PARENTALIDADE CONSCIENTE e COACHING PARENTAL, para famílias que diariamente convivem com conflitos e desafios na educação e comportamento dos filhos, com o objetivo de os ajudar no desafio atual que é a educação (e que lhes pode tornar menos fácil).

Os meus programas de atendimento; o yoga para bebés e crianças; a Parentalidade Consciente, tudo isto se resume ao que posso facilitar para que acedam a uma vida de bem viver: um verdadeiro chamado para viver com entrega e liberdade.

Com mais consciência e sentido de missão, inspiro com a minha coragem, alegria e amor, através de momentos de aceitação, verdade, diversão e criatividade para despertar nos outros a sua consciência e criança interior e contribuir para serem felizes.

Cuida de Ti!
Com Amor!
Elisabete Marcelino

Grande Lisboa ou à distância

Ana Sofia Marques

Jurista, especialista na área das crianças e jovens em perigo e do acolhimento residencial

Sou uma apaixonada por crianças e jovens, em geral, e pelos meus filhos, em particular. Sou casada há 15 anos (mais 10 de namoro que começou aos 17 anos), mãe de 4 filhos dos 3 aos 11 anos e madrinha de 2 jovens que vivem connosco e que conhecemos há 14 anos na Candeia. Desde 1998 que me dedico à proteção de crianças e jovens em perigo e ao apoio a casas de acolhimento residencial, primeiro como animadora da Candeia, mais tarde como jurista dando apoio técnico. Tive uma experiência marcante numa CPCJ de Lisboa que começou ainda antes de terminar o curso de Direito, em 2001. Trabalhei 10 anos na área da educação, à qual continuo ligada, mas despedi-me por ser tão clara para mim a missão de, com umas grandes amigas ligadas à Candeia, criar um projeto – que hoje coordeno – de apoio a crianças e jovens por parte de famílias voluntárias – os Amigos p’ra Vida. A chama do projeto está na qualidade das relações e da escolha que fazem, da decisão que tomam, como um ato de amor. Estou recentemente ligada a um projeto académico que se dedica a apoiar as organizações na promoção de uma cultura de proteção e bom trato das crianças e jovens que cuidam. Como formadora certificada em parentalidade consciente, pretendo fazer chegar às equipas técnicas e educativas das Casas de Acolhimento Residencial e de outras organizações que trabalham com crianças e jovens estes princípios, valores e estratégias para que a sua ação protetora seja sentida pelas crianças e jovens como um ato de amor.

Algarve (Faro)

Cristina Gouveia

Chamo-me Cristina, tenho 59 anos e desde sempre me lembro de me ver como mãe e pediatra.

Tenho dois filhos, dois amores intensos, cada um com os seus desafios, eles foram a motivação para procurar apoio e inspiração para ser a Mãe que sonhava ser.

Nesta procura encontrei a MIkaela Oven e a Parentalidade Consciente e uma outra forma de olhar para eles e para mim, de compreender as situações e de ver além do comportamento ou dos desafios. Alimento a minha intenção de manter com eles uma relação consciente, forte e segura, para além do que a Vida nos entregar.

Perante as dúvidas e angústias que os pais me transmitem nas consultas, quando falam dos seus filhos e das suas relações com eles, procuro apoiá-los neste caminho de desenvolvimento pessoal, neste questionar da parentalidade que desejam construir. A Parentalidade Consciente é para mim como Mãe, Mulher e Profissional um aprender constante, feito de avanços e recuos, com a intenção de ser cada vez mais consciente comigo e com os outros.

Distrito de Setúbal, com disponibilidade para deslocações a Lisboa.

Margarida Leitão

Professora de Primeiro Ciclo, Educadora de Infância, Apoio ao Estudo, Relações Públicas e esteticista foram algumas das funções/papéis que já desempenhei. Em todos eles aprendi muito sobre mim e sobre o outro. No entanto, foi enquanto filha, mãe, mulher, companheira e amiga que obtive as vivências mais desafiantes e enriquecedoras. Foram esses desafios que me fizeram procurar ferramentas para trabalhar o meu ser, a minha criança interior e a minha relação com o outro. Foi assim que encontrei a Parentalidade Consciente e os seus pilares.

Com o decorrer dos meus desafios foi aumentando a minha intenção de autoconhecer, autoajuda, e facilitar a outras pessoas, famílias e educadores as ferramentas da Parentalidade Consciente e puder dar-lhes um pouco de mim.

Sintra (Grande Lisboa)

Inês Ferreira

Olá Eu sou a Inês. Mulher, Mãe (de 2) & Educadora.

Tenho um grande propósito: inspirar pais e educadores a se (re)conectarem com as suas crianças e jovens e a re(construírem) relações baseadas em laços fortes de Autenticidade, Empatia, Confiança, Respeito Mútuo e Igual Valor.

Durante mais de uma década dediquei grande parte da minha vida profissional ao Ensino. Trabalhei como professora em diversas escolas entre o 1º Ciclo e o Ensino Secundário em Portugal e, também, em Inglaterra onde lecionei durante alguns anos em diferentes escolas, níveis e áreas de ensino. Lá, uma das áreas de ensino que mais me inspirou foi a de Ensino Especial, já que durante alguns anos tive oportunidade de desenvolver práticas pedagógicas com crianças e jovens com vários desafios ao nível comportamental, das aprendizagens, hiperatividade, défice de atenção, autismo e/ou espectro do autismo, entre muitas outras.

Atualmente dedico-me a um dos papéis mais importantes da minha vida, a maternidade, e a projetos profissionais relacionados com Educação e Parentalidade Consciente. Nomeadamente, facilitação de workshops, sessões de acompanhamento/coaching individual, parental e/ou familiar.

Lisboa

Helena Brito

Mulher, 42 anos, mãe, empreendedora, fundadora e mentora do projeto MindSteps, partilho a minha vida há 15 anos com o meu companheiro e pai dos nossos dois meninos com 12 e 6 anos de idade.

Acredito que a magia do Desenvolvimento Pessoal só acontece quando nos propomos primeiro a passar pelo processo de autoconhecimento e eu propus-me quando tomei consciência do desalinhamento. Quando percebi que muitas coisas não fluíam na minha vida porque não estava alinhada com a minha essência. Porque havia aprendizagens que tinha que fazer para desconstruir padrões disfuncionais que limitavam a minha expansão.

Olhando para trás, foi a decisão que tomei de passar pelo processo que me trouxe até aqui, mas é a certeza de que é um processo para vida que me move e impele à acção.

Deste processo de autoconhecimento fazem parte as várias formações na área do Desenvolvimento Pessoal que fiz ao longo destes últimos anos. Formações em Coaching, Coaching Emocional, Programação Neurolinguística, Parentalidade Consciente, programas de Mindfulness, entre outros. No entanto, foi com a formação em Parentalidade Consciente que senti que a Magia aconteceu. Aqui foi onde tudo fez sentido para mim, onde descobri o meu propósito profissional e descobri que no caminho para ele cumpro também o meu propósito pessoal.

A minha missão é facilitar o processo de autoconhecimento e desenvolvimento das pessoas. Ajudar a que tomem consciência dos seus padrões, dos seus limites, das suas necessidades, dos seus sentimentos e emoções e das suas crenças limitadoras. Permitir que descubram a Magia que a utilização da linguagem emocional e dos fundamentos e valores da Parentalidade Consciente em todos os relacionamentos permite. Ser parte de um processo de transformação que é único e individual, mas que é mais célere e mais rico em conjunto. Através de sessões de Coaching para jovens e de Parentalidade Consciente tenho conseguido ser parte da construção de relações mais harmoniosas e saudáveis, que são adubo de jovens e adultos mais felizes.

Assistir ao Desenvolvimento Pessoal de pais, educadores e jovens realiza-me pessoal e profissionalmente.

O meu mantra:

Mude ao seu ritmo com os valores fundamentais do Coaching Emocional e da Parentalidade Consciente. ♡”, foi inspirado na minha experiência profissional e pessoal e também nas palavras sábias da Monja Coen que está sempre a lembrar-nos que: Nada é fixo, nada é permanente e que a única coisa permanente é a impermanência!

Algarve

Sandra Valentim

Sou mulher e mãe de três crianças maravilhosas que me ensinam todos os dias a ser um melhor ser humano.

Descobri o caminho do desenvolvimento pessoal inicialmente com a Parentalidade Consciente, e é uma descoberta interior tão intensa e tão recompensadora que se alastra por todas as áreas da minha vida.

Também pratico mindfulness e reiki. Amante da natureza, de animais, cozinha saudável, naturopatia e fitoenergética.

Autora do projecto “Pais a Tempo Inteiro”, que visa dar a conhecer a parentalidade consciente no algarve através da dinâmica de apresentações e workshops como facilitadora certificada em parentalidade consciente.

Braga

Marisa Cunha

Educadora | Mediadora Educacional | Formadora | Coach | Facilitadora de Parentalidade Consciente

Movem-me os sorrisos, os abraços apertados, os silêncios, as palavras carregadas de vida.

Movem-me os gestos, as atitudes pequenas de sentido grande…

Movem-me as pessoas, os olhares felizes, os olhares mais tristes, os olhares de medo…

Movem-me os laços que me unem aos outros e os laços que ainda me prendem…

Move-me a paixão pela música, pela dança e pela escrita…

Movem-me os sonhos, a magia, os contos de fadas e as histórias de vida carregadas de gente forte e autêntica.

Move-me o amanhã, as oportunidades, os desafios, a incerteza e a procura do(s) sentido(s)…

Movem-me as crianças e a esperança de que tudo é sempre mais fácil, mais doce e mais divertido.

Movem-me as dúvidas que ainda não esclareci, as descobertas que ainda não fiz e os desafios que ainda não superei…

Move-me o medo que ainda não venci, a coragem e o acreditar no bem, no melhor, na felicidade…

Move-me o A M O R…

Move-me a vida e a oportunidade que tenho de amanhã puder fazer de novo, fazer melhor e fazer mais feliz.

Esmoriz | Santa Maria da Feira | São João da Madeira

Joana Pinto

Sou a mulher, a esposa, a mãe, a filha, a amiga, a enfermeira … sou a Joana. Existo quando me relaciono com os outros…diria até que existo quando cuido dos outros. Talvez pela profissão! Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, por paixão!

Diariamente preencho-me da relação com as grávidas, casais, mães, bebés, famílias (que carinhosamente chamo de meus/minhas) que acompanho semanalmente nos cursos de preparação para o parto e parentalidade, nos cursos de recuperação física pós parto e educação parental e nos cursos de massagem infantil. Como é bom sentir diariamente o poder transformador da Parentalidade Consciente…

Mas como cheguei até aqui? Não foi através da profissão! Foi no caminho da materninade com o nascimento da minha primeira filha…sim foi ela que me trouxe até aqui e é principalmente ela, a sua irmã mais nova e o meu companheiro de vida que diariamente, momento a momento me guiam no caminho, da procura de mim. Acredito na importância da Parentalidade Consciente, como no ar que respiro, como filosofia de ser e estar, para mim é uma importante bússola na minha relação com as minhas filhas, com o meu marido, com os meus familiares e com o resto do mundo…a relação onde se escolhe o AMOR.

Viseu

Susete Matias

Chamo-me Susete Matias e nasci em 1983. Sou psicóloga e trabalho nos cuidados de saúde primários desde 2009.

Sou mãe da Carminho (nascida em 2015) que me surpreende todos os dias e com quem tenho aprendido muito sobre esta missão de ser Mãe.

Gosto do contacto com a natureza, de viajar e de novos desafios.

A área da parentalidade sempre me despertou muito interesse; perceber a relação pais-filhos e de que forma a educação parental influencia o bem-estar psicológico da criança.  A necessidade de aprofundar os meus conhecimentos nesta área levou-me até à Certificação de Facilitador de Parentalidade Consciente.

Acredito que a melhor herança que podemos deixar aos nossos filhos é ajudá-los a desenvolver um bom equilíbrio emocional.

Iniciei um projeto profissional que tem como propósito ajudar os pais, educadores e todos os interessados nesta área a praticar uma parentalidade mais consciente baseada no igual-valor, na autenticidade, na responsabilidade pessoal e no amor incondicional através da facilitação de workshops e acompanhamento individual.

Licenciatura em Psicologia Clínica e de Aconselhamento;

Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental;

Várias formações no âmbito da Intervenção Precoce na Infância;

Facilitadora de Parentalidade Consciente pela Academia de Parentalidade Consciente;

Certificação Internacional em Coaching (em fase de conclusão)

Luanda/Angola

Catila Cunha

Sou mãe do José Carlos, o meu tesouro que me inspira a transformar-me todos os dias num Ser Humano melhor.

Licenciei-me em Gestão e Administração Pública no ISBB em Coimbra

Sou Coach pela Way Beyond, Master em PNL pela LifeTraining e Facilitadora de Parentalidade Consciente pela Academia de Parentalidade Consciente e pela LifeTraining

Sou apaixonada por processos de autoconhecimento e transformação do Ser Humano.

Através da Parentalidade Consciente mudei significativamente para melhor a relação que tenho comigo mesma e as relações que tenho com todos ao meu redor, fundamentalmente com o meu filho. Hoje eu tenho relações baseadas no igual valor, no respeito, na responsabilidade, na autenticidade e na compaixão.

A minha intenção é influenciar outros pais, educadores e famílias a escolherem este caminho maravilhoso que é o da Parentalidade Consciente.

Maputo, Beira e Nampula / Aveiro e Viseu

Carla Ladeira

Praticante de slow living, horticultura e caminhadas terapêuticas ao ar livre, encaro a ligação com a Natureza como uma necessidade psicológica básica.

Terapeuta com formação e experiência holística, nas áreas de atuação da terapia da fala, na intervenção precoce na infância centrada na família, na intervenção mediada pela arte e pela Natureza e em estudos sobre as mulheres. Recentemente formada em Parentalidade Consciente pela Academia de Parentalidade Consciente e Life Training. Experiência em gestão de projetos, formadora, pesquisadora e consultora sénior em organizações não governamentais para o desenvolvimento, de âmbito internacional, e Unicef.

Facilito práticas de terapia baseada na natureza e consultoria para a criação de espaços verdes, terapêuticos, sensoriais e/ou de produção alimentar para famílias, empresas e/ou outras entidades com consciência ecológica e interesse no desenvolvimento da conexão pessoas-natureza, em benefício do bem estar biopsicossocial, saúde mental e fisiológica.

Minho

Augusta Dantas

Comecei o meu percurso profissional como professora de Português e Inglês. Desde criança que sempre adorei ser aluna… Fascinava-me o mundo escolar e as várias possibilidades de novas aprendizagens e descobertas! Cresci sempre muito curiosa e com vontade de saber sempre mais. Dizia que queria aprender a vida toda! E sonhava – devido às fortes referências que sempre tive – ser professora.  Contudo, quando me vi já adulta e do outro lado, a exercer realmente a profissão que sempre quisera, rapidamente senti que não me revia naquele sistema de ensino. O sonho aos poucos desvaneceu-se e eu deixei de acreditar que conseguia fazer a diferença naquele mundo de pais e professores de costas voltadas e crianças a sofrer. Exerci entretanto outras funções nas áreas Social e Cultural, mas sempre com a intenção de um dia me reaproximar do mundo escolar e poder contribuir de algum modo para uma mudança que eu via cada vez mais urgente. Durante muito tempo sem saber como. Até que foi mãe. Foi na maternidade que eu me redescobri novamente criança e curiosa e foi na Parentalidade Consciente que eu encontrei novamente a minha voz, a minha essência, o tal contributo. Percebi que era assim, na partilha da minha história e da minha experiência que eu poderia reencontrar esse caminho de volta à comunidade escolar e ao mundo das crianças, que sempre fora afinal também o meu. Encontrar o caminho de volta a mim.

Sou uma mulher que gosta muito de pessoas, do jogging matinal no verde da Natureza, da serenidade da respiração que o Pilates traz à minha vida e de redescobrir que sou sempre mais forte do que aquilo que  penso!

Sou mãe de um menino de 5 anos, o João – que me deixa embebecida diariamente com as aprendizagens que me transmite – e, da doce Luísa, de 1 ano, que não pára de me encantar com a sua boa disposição contagiante!

Sou mulher do Diogo, um companheiro de vida fantástico, que me deslumbra hoje e sempre!

Hoje, é neste caminho de perfeita imperfeição e das constantes (des)aprendizagens da Vida que me sinto feliz. Um caminho como mãe, mulher e ainda como facilitadora de Parentalidade Consciente, dinamizando Workshops e palestras sobre esta temática e dando consultas de Aconselhamento Familiar.

Notas biográficas:

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Ingleses; Mestrado em Estudos da Criança – especialização em Associativismo e Animação Sociocultural; Doutoranda em Estudos da Criança – especialização em Sociologia da Infância; Facilitadora de Parentalidade Consciente, certificada pela Academia de Parentalidade Consciente e European Association of Peak Performance Trainers e Coach Familiar, com Certificação Internacional em Coaching pela Life Training e pela Association for Coaching.

Brasil - Florianópolis - SC

Graziela Rodrigues

Mãe do Matheus.

Coautora do Livro “Como lidar com Crianças e Adolescentes?” e do Livro “Contos que Curam: Educação Emocional através dos Contos”.

Terapeuta Transpessoal,  Coach de Pais e Filhos, Eduacadora Parental em Disciplina Positiva, 1° Facilitadora em Parentalidade Consciente de SC, formada pela Academia de Parentalidade Consciente de Portugal, Consteladora Sistêmica Familiar, Especializada em Psicologia Transpessoal, Pós Graduanda em Neuropsicopedagogia,  Practitioner em PNL, Coach de Gestão da Emoção pela Academia da Gestão da Emoção, membro afiliada a Jornada das Emoções kids e Teen.Cocriadora do Programa Família em Conexão.

Coimbra e Lousã

Joana Canais Martins

Mulher, Mãe de 2 crianças, Esposa e Médica de Família, imperfeita em todos os meus papéis e consciente de que está tudo bem e que o caminho faz-se caminhando.

No meu dia-a-dia procuro sempre agir e colaborar com fundamentos científicas. Nesse sentido, e devido ao enorme desafio que é orientar uma criança no seu desenvolvimento como indivíduo, foi uma necessidade complementar a minha formação pessoal e profissional com o curso de Parentalidade Consciente que, sem surpresa, veio a mostrar-se como a cereja no topo do bolo por parte dos pais que me procuram, pois tem vindo a permitir-me encontrar soluções para os desafios atuais e com alavancagem positiva no futuro, o que é bastante gratificante para mim.

Assim, com esta mais valia, pretendo ligar os meus conhecimentos de Medicina a uma Parentalidade Consciente e poder contagiar as famílias com as quais me cruzo, bem como aquelas que virei a conhecer em sessões individuais, workshops/palestras/encontros.

Centro, Pombal

Catarina Gaspar Pimpão

O meu nome é Catarina Gaspar Pimpão e sou mãe de dois seres incríveis, o Santiago (2013) e a Aurora (2015). Percebi que para serem a melhor versão de si mesmos, autênticos e felizes como os seres maravilhosos que são, eu teria de ser também a minha melhor versão.

Queria melhorar a minha autoestima, ser uma mulher mais segura de si e confiante nas minhas capacidades. Foi então que comecei a interessar-me pelo meu desenvolvimento pessoal e 2016 revelou-se um ano intenso. Fiz formações transformadoras: Coaching, Facilitadora de Parentalidade Consciente, Doula e, mais recentemente, Conselheira em Aleitamento Materno.

Hoje sou a mãe que quero ser, aceitando que é um desafio diário, de constante olhar interior e aprendizagens… e elas acontecem, por vezes, nos momentos mais simples do quotidiano, só tenho de ter o meu coração atento…

Sinto que a minha missão é inspirar… (podem inspirar fundo, sabe bem de vez em quando ;P)

Agora a valer, sinto que a minha missão é inspirar Pais e Mães a tirarem o maior partido desta experiência incrível, serem felizes com as suas escolhas informadas, a acreditarem nas suas capacidades inatas e a ouvirem o seu coração pois não há receitas para se ser o melhor pai/ mãe. Cada família deve encontrar o seu caminho aceitando cada elemento como é.

Solto um sorriso tranquilo e meio traquina sempre que escrevo: “Hoje sou a mãe que quero ser”. Obrigada Parentalidade Consciente <3.

Aveiro

Catarina Gomes

Nasci em 1984, numa freguesia de Oliveira de Azeméis, sendo a filha mais nova de uma família de 4. Fascinada pelo ser humano, decidi licenciar-me em Psicologia. Durante a minha formação, encontrei a minha paixão: famílias. Especializei-me em Intervenção Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, sendo actualmente também Terapeuta Familiar e de Casal.

Trabalho há 14 anos com crianças e famílias.

Em 2015 nasceu a mãe Catarina. Com a minha filha mais velha, que tem agora 5 anos, surgiu outra paixão: a parentalidade. Surgiram as dúvidas, as incertezas e a vontade de fazer mais e melhor. Senti nas mãos a responsabilidade que temos de ajudar as crianças a crescerem de uma forma mais saudável possível, para serem adultos igualmente felizes. Em 2018, fui mãe novamente, tendo a minha filha mais nova 2 anos, e aí a certeza de que gostava de embarcar na parentalidade de uma forma mais segura e serena. Nessa procura, conheci a Parentalidade Consceinte, e soube que era o caminho.

Com a certificação na Academia da Parentalidade Consciente, tirada em 2020 veio a certeza que é este o percurso que quero seguir na minha parentalidade e, paralelamente, poder inspirar as pessoas e famílias no seu processo de descoberta, através de acompanhamento individual/familiar, palestras, cursos e workshops.

E tu, aceitas o desafio?

Belgica e Portugal

Ângela Rolim

Olá, sou a Angela, vivo entre a Belgica e Portugal, e sou mãe de três incríveis meninos que enchem os meus dias de aventuras, desafios e amor.

Sou licenciada em Psicologia pelo ISCTE (2005) e já trabalhei em diferentes áreas e sectores, incluindo 7 anos nos RH das Instituições Europeias.

Sempre fui apaixonada por diferentes disciplinas de desenvolvimento pessoal. Fiz formação de massagem tailandesa, yoga para crianças e famílias, yoga para adultos, coaching parental, meditação para crianças e adolescentes e parentalidade consciente.

Estou em processo constante de aprendizagem, desenvolvimento e em formação contínua para o meu autoconhecimento e para poder transmitir ferramentas e práticas úteis a quem acompanho.  Proponho acompanhamento em parentalidade consciente e yoga com sessões online ou presenciais, de grupo ou individuais. 


O meu percurso de vida tem-me mostrado que o yoga e a parentalidade consciente são ambos caminhos que consideram todas as dimensões da vida do ser Humano; são duas viagens “para dentro” magníficas e inexplicáveis que podem ser divertidas, profundas, reveladoras e cheias de amor.

Linha de Sintra e Zona Oeste

Mónica Barbosa

Mãe em Construção | Mulher | Formadora | Facilitadora de Parentalidade Consciente | Kids & Teen Coach | Life Coach

Sou uma Mãe em construção, como tantas outras mães.

Fui mãe, pela primeira vez, no final de 2009. Desde aí, a minha viagem pela Parentalidade tem sido um verdadeiro desafio e uma grande oportunidade de crescimento interno.

A minha primeira filha foi a grande responsável pelo meu despertar de consciência, trazendo-me uma nova forma de estar perante a vida.

Deu-me uma enorme lição de coragem, resiliência e aceitação, durante os seus 5 meses de vida.

Em 2013 voltei a ser Mãe de uma menina alegre, bondosa e com dificuldade em errar. Em 2015 nasceu o meu bebé que mais contacto físico reivindicou, e que me relembrou que os bebés são mesmo todos diferentes.

Todos os dias cresço com eles e me transformo numa melhor pessoa, numa melhor Mãe, sempre em construção.

A minha curiosidade sobre a Parentalidade e a vontade de ter respostas cada vez mais adequadas às demandas do meu filhos, levaram-me a encontrar a Parentalidade Consciente.

​Acredito que a Parentalidade Consciente é o caminho para a construção de relações saudáveis, verdadeiras e equilibradas, que espelham o Amor Incondicional.

A minha formação académica iniciou-se com uma Licenciatura em Psicologia Clínica. Mais tarde fiz Certificações em Coaching, Programação Neurolínguística, Eneagrama e Parentalidade Consciente. Estas formações ganham corpo com as experiências que os meus filhos me têm proporcionado. Eles são a fonte das minhas maiores aprendizagens e sinto-me grata pela inspiração deles.

Sou formadora na área do Desenvolvimento Pessoal, facilitando Workshops com jovens, profissionais da área da educação e cuidadores de crianças e jovens.

Facilito sessões individuais de Life Coaching, Coaching Parental (Parentalidade Consciente), Kids Coaching e Teen Coaching, presenciais e online (Skype).

Centro

Sónia Araújo

PSICÓLOGA CLÍNICA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL COM  ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIAS DE TERCEIRA GERAÇÃO, pela  Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade  de Coimbra | Membro Efetivo da OPP (Ordem dos Psicólogos  Portugueses), com a Cédula Profissional N.º 1300, especialista em  Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação; Psicologia  Comunitária; Sexologia    PEDAGOGA | LICENCIADA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, pela  Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade  de Coimbra    TERAPEUTA SEXUAL, pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica  FORMADORA acreditada pelo IEFP (Instituto do Emprego e da  Formação Profissional) |CAP N.º EDF 13462/2001 DC e pelo CCPFCP  (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de  Professores| Universidade do Minho), nas áreas de Organização do  Sistema Educativo, Pedagogia Experimental, Práticas de Avaliação do  Rendimento Escolar e Práticas de Educação para a Saúde: Saúde  Sexual e Reprodutiva| CCPFC/RFO-13617/01.  FACILITADORA DE PARENTALIDADE MINDFUL, CONSCIENTE E  POSITIVA, pelas Escola da Parentalidade e Educação Positivas,  Academia da Parentalidade Consciente e Certificação no Programa de  Mindful Parenting de Susan Bögels e Kathleen Restifo.   Experiência   Profissional   mais   relevante    Fundadora e Diretora M’BE – Mindful Butterfly Effect, marca  nacional de serviços de saúde mental, desenvolvimento pessoal,  formação, educação e parentalidade positiva e consciente (desde  Maio 2019)    Docente Pós-Graduação em Sexologia Clínica (SPSC, 2014 ,2017 e  2019)    Psicóloga e Sexóloga Clínica (Hospital da Luz – Clínicas de  Cantanhede e da Figueira da Foz; PsicoEquilíbrio, Clínicas de Coimbra  e Aveiro) até à atualidade. 

Alentejo

Tânia Mestre

Sou a Tânia. Moro no Alentejo, no sossego do campo, mas vivo diariamente a agitação e a montanha russa emocional de ser mãe de 2 maravilhosas crianças!

Adoro crianças, sempre quis ser mãe, sempre tive uma facilidade instintiva em me relacionar com os mais pequenos. Gosto de pensar que os compreendo, que consigo ver dentro dos seus corações puros. ❤

Mas ser mãe vai muito, muito além do “ter jeito para crianças”. Nunca nada me preparou para a aventura da parentalidade, para a intensidade do quotidiano, para como iria começar a olhar tanto para as minhas atitudes, crenças, desejos e necessidades. Parecia mais fácil, claro está, antes de ter filhos! Todos os desafios que foram surgindo – muitos momentos, muito intensos, para o bom e para o menos bom – fizeram-me sentir que as minhas ferramentas e recursos eram insuficientes e levaram-me a procurar novas respostas.

A Parentalidade Consciente trouxe-me conhecimento, recursos e acima de tudo tranquilidade – veio aumentar significativamente a minha qualidade de vida e também a qualidade do ambiente na minha família! Tenho agora a forte intenção de partilhar com outras pessoas aquilo que tenho vindo a aprender e sinto que é minha missão melhorar o mundo, uma família de cada vez!

No meu percurso profissional tenho estado ligada a vários projetos na área da intervenção comunitária, inclusão social, promoção de competências pessoais e sociais, e também projetos diversos na área da educação. Em particular nesta área, nestes últimos anos, tenho colocado o foco nas questões relacionadas com o funcionamento das escolas, a educação formal e não formal, estratégias pedagógicas, etc. Tenho o sonho de levar esta atitude consciente para o ambiente escolar.

Sou licenciada em Animação Sociocultural, Formadora Certificada pelo IEFP, Facilitadora de Parentalidade Consciente.

Guimarães

Alexandra Machado

Olá. Sou uma mulher, companheira, filha, amiga e mãe de dois meninos que me fazem crescer diariamente. Com eles conheço-me cada vez mais e melhor.

As áreas da Parentalidade e Desenvolvimento Pessoal, desde muito cedo me despertaram curiosidade. Sou formada em Sociologia e exerci funções na área de Gestão de Recursos humanos durante anos. Em 2018, no meu caminho pelo crescimento pessoal, fiz a Certificação Internacional em Coaching com o Pedro Vieira da Life Training. Desde então, decido fazer escolhas que estejam alinhadas com os meus valores.

Tenho como intenção ajudar crianças a prosperar, encontrando o seu bem-estar emocional, trabalhando com as famílias e escolas através de sessões de acompanhamento de Parentalidade Consciente e Kids Coaching, de workshops, palestras e formações.

Guia Montessori dos 0-3 anos| Facilitadora de Parentalidade Consciente| Comunicação Não Violenta| Formação de Mestres Kula (jogo terapêutico para escolas e famílias) | Kids Coaching|Programa Enquanto eles Crescem (ferramentas para desenvolver habilidades emocionais em crianças e adolescentes

Grande Lisboa, linha de Oeiras, Cascais e Sintra

Andreia Saraiva Rodrigues

Mãe de 3 filhos, mulher, filha, amiga, terapeuta, orientadora, facilitadora… estas são apenas algumas vertentes de quem eu sou.

Apesar de ser licenciada em Comunicação Social e Cultural (Universidade Católica Portuguesa) e de ter trabalhado 13 anos numa agência de publicidade, desde cedo descobri que a minha missão estava relacionada com trabalhar com crianças! A minha sede de conhecimento e de novas ferramentas que possa aplicar na prática levou-me a investir em mais formações ligadas à área dos comportamentos humanos e ao desenvolvimento infantil. Assim sendo, tenho uma Certificação em Meditação com Crianças e Desenvolvimento Consciente; ‎workshops de Introdução ao Eneagrama;‎ nível avançado de Eneagrama Educacional (os 9 tipos de personalidade, adaptados às crianças e aos educadores); Certificação em Facilitadora de Parentalidade Consciente; Mindfulness; Workshops de Interpretação dos desenhos das crianças.

Confiante no meu caminho lancei-me de corpo, alma e coração na Happy Feelings, Conscientemente Felizes onde facilito processos de meditação e de desenvolvimento consciente a crianças dos 4 aos 14 anos.

No contacto diário com as crianças, nas partilhas profundas que fazem, comecei a sentir necessidade de chegar também aos pais… A Parentalidade Consciente permite-me falar a mesma linguagem com pais e filhos, facilitando processos mais profundos, transformadores e em amor. Sinto-me uma privilegiada por fazer parte destes caminhos, que tanto me inspiram e ensinam! O dia-a-dia com a minha própria família acaba ainda mais enriquecido, pois muitas vezes compreendemos fora, o que não conseguimos ver dentro… Grata!

Lisboa

Joana Magno

Praticante de yoga desde 2011. Estudante e aprendiz de meditação desde 2014. É praticante diária de meditação desde 2016. Procura seguir o seu coração e orientar a sua vida integrando os princípios do Mindfulness no seu dia a dia.  Busca aproveitar ao máximo o momento presente com curiosidade e sem julgamento.  A partir do silêncio aprendeu a parar, a escutar a respiração e a abrandar o seu ritmo de vida, o que possibilitou um maior e melhor conhecimento de si própria, que depois se estende a uma maior compreensão e entendimento com os outros.

De profissão é Professora de 1.º Ciclo. É Pós-Graduada em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar, Facilitadora de Parentalidade Consciente pela AdPC (Academia de Parentalidade Consciente), Facilitadora de Meditação para Crianças e de Desenvolvimento Consciente para Crianças e Jovens. Tem formação em Mindfulness, Filosofia para Crianças, Comunicação Não Violenta e é Fundadora do projeto Pais Conscientes, Crianças Felizes. (www.parentalidadeconsciente.com). Dinamiza festivais e retiros na área do desenvolvimento consciente para crianças e adultos.

Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca, São João da Madeira, Castelo de Paiva, e redondezas

Diana Lemos

Psicologia Clínica | Inteligência Emocional | Meditação e Relaxamento | Parentalidade Consciente

Já ouviram falar no arco-íris? Sempre fui “avassalada” pela chuva interna de questões acerca de mim, da vida, de tudo e de nada… uma curiosidade crescente sobre a procura de um equilíbrio “colorido”. Quanto mais mergulhava na água em mim, mais tomava consciência da existência de uma não-aceitação de quem sou de verdade. Embora esta chuva preenchesse alguns vazios, não era suficiente. Ver cores, ou melhor, ver o mundo às cores era para mim um desafio, pois por muito curiosa e aventureira que fosse, nalgum ponto passei a ver as coisas por comparação, mesmo procurando ver além do preto/branco, perfeito/imperfeito, certo/errado… as cores em mim e fora de mim eram ainda muito inconscientes e pálidas. Foi então que decidi que estava na hora de voltar à essência, à raiz do meu ser emocional e cheia de cor… Assim nasceu um Sol em mim e de mim. Este Sol trouxe consigo um brilho intenso, trouxe igualmente “à tona” da água da minha chuva interna ainda mais dúvidas e incertezas… e embora já visse alguma cor, as mesmas não brilhavam com intensidade! Até aquele dia, aquele dia em que me aceitei! Aquele dia em que me permiti ver além da chuva que nascia em mim e provocava “tsunamis” de emoções. Nesse dia abri o meu coração, aceitei as minha incertezas, dúvidas e imperfeições, aceitei que não eram verdades absolutas. Ao aceitar, confiei que se permitisse que um raio do “meu Sol” se refletisse na minha água interna, no meu interior, poderia finalmente descobrir as cores intensas do arco-íris! E permiti, aceitei, confiei e vejo!

Olá, eu sou a Diana e este é o meu caminho até à Parentalidade Consciente. Hoje sou capaz de ver e viver intensamente as cores do arco-íris e tenho como intenção permitir a reflexão de quem cruzo no meu caminho pessoal e profissional sobre a possibilidade de tomada de consciência das “verdadeiras cores do arco-íris” que habitam em nós.

Lisboa e Almada

Maria José Pita

Sou apaixonada por processos de mudança e evolução e por ver pessoas a transformarem-se em ainda melhores versões de si próprias.

Ser mãe de três filhos, agora adolescentes, tem sido uma escola de diversas e profundas aprendizagens.

Sou Facilitadora de Parentalidade Consciente, Coach, Facilitadora de Processos de Mudança, Formadora, Consultora, Master Practitioner de PNL, Treinada para Ensinar PNL por John Grinder (um dos co-criadores da PNL), Licenciada em Economia, Empreendedora.

Mindfulness é a filosofia de vida que escolhi para estar focada no presente e partilhar com formandos e coachees como viver plenamente e com foco no “aqui e agora”. Sou praticante diária de meditação há mais de 10 anos.

Uso competências formais e informais que continuo a aprofundar, por forma a acompanhar e incorporar, de forma criteriosa nos processos individuais ou de grupo das pessoas que me procuram, o conhecimento que tenho adquirido e que na essência se chama Amor.

Lisboa

Marzia Carre

Escolhi esta foto porque foi-me tirada enquanto estava a ouvi-las e gosto de pensar que oiço as minhas filhas e quem estiver a falar comigo sempre com essa atenção e presença. O meu verdadeiro caminho começou com o nascimento da minha primeira filha, e daí percebi que o “caminho faz-se caminhando”, e que estando conectados com nos mesmos e de consequência com os nossos filhos, tudo se torna mais fluido: parentalidade, alimentação, saúde, mindful estão harmoniosamente ligados. Daí eu ser Facilitadora de Parentalide Consciente da AdPC, Professora de Yoga Baby e Kids da escola Sunshineyoga, Formadora de Reflexologia Podal infantil e Terapeuta de Reflexologia.Nasci em Itália há 42 anos. Sou mãe apaixonada e entusiasta de duas filhas.

E para completar, frequentei:

  • Curso de Comunicação Não Violenta (NVC do Marshall Rosenberg)
  • Curso de mindfulness no Centro Upaya, seguido de pratica regular de meditação
  • Vários cursos de culinária, em especial no IMP (Instituto Macrobiótico Portugal)
  • Curso “A importância dos contos de fadas”
Braga

Márcia Sobral

Márcia Sobral, 43 anos, autora da metodologia Criactiv kids, “brincar” e partilhar emoções na idade onde tudo começa. Mãe do André, o melhor dos seus dias, todos os dias. A criatividade faz parte do seu dia-a-dia. Tem no seu estúdio Criactiv a sua segunda casa, rodeada da melhor equipa de sempre. Gosta de livros, de música, de dançar livre e abraços apertados. É feliz todos os dias, especialmente quando o dia está preenchido J

É Licenciada em gestão de Marketing pós-graduada em e-Marketing, mestrado em atividades de fitness. Com formação certificada em dança para crianças, a dança tem acompanhado a sua vida desde sempre, essa paixão com mais de 20 anos, levou a frequentar várias formações intensivas certificadas em dança criativa, contemporânea, instrutora de aerodance crianças e adultos, entre outras, em Portugal e Estrangeiro.Com formação de Yoga baby e kids certificada pela Escola Sunshine Yoga e mais recente instrutora de yoga para crianças até aos 16 anos certificada pela escola de Yoga Patanjalli. A necessidade de transmitir calma e relaxamento, vem ao encontro da formação mais recente em meditação com taças tibetanas certificada pela Escola Internacional de Taças Tibetanas.

Todo o percurso realizado levou até à prática de mindfulness daí a necessidade de pesquisa e informação desta temática com as crianças, a formação de Facilitadora de Parentalidade Consciente certificada pela Academia de Parentalidade Consciente, Mikaela Owen.  Micaela Oven é uma mais-valia que diariamente é colocada em prática, em tudo…

Desenvolve a atividade profissional como consultora, facilitadora, professora, formadora e mentora da metodologia Criactiv kids, que aplica em escolas no distrito de Braga, abrangendo 1500 crianças. Atualmente, além das escolas, colabora com regularidade em Bibliotecas, fundações e museus, sessões de Yoga com histórias e atividades criativas, eventos e workshops.

Brasília

Juliana Nogueira

Odontopediatra / Educadora Parental / Formadora

Juliana Nogueira é odontopediatra de profissão e mãe por vocação. 

Pesquisa a influência do açúcar na formação dos hábitos alimentares e a modelagem do comportamento alimentar infantil. Realiza aconselhamento parental especializado para cuidadores de crianças que passam por dificuldades alimentares e cárie precoce da infância, com abordagem pautada nos conceitos de comunicação e alimentação conscientes.

Realiza atendimentos e mentorias presenciais e online para pais, cuidadores e profissionais das áreas de educação e saúde.

Graduação: Cirurgiã dentista, 1996, Faculdade de Odontologia do Planalto Central

Pós-graduação: Odontopediatria, 1998, Universidade Federal do Pará

Facilitadora em Parentalidade Consciente, 2019, Academia de Parentalidade Consciente

Grande Porto / Vale do Sousa

Catarina Ferreira

Movida pela vontade de inspirar outros a encontrarem um caminho de equilíbrio, bem estar pessoal e familiar, procuro crescer sempre com as minhas experiências para poder ajudar os outros no caminho da realização e felicidade.

Com formação em Parentalidade Consciente, Coaching, Programação Neurologistica, Yoga para adultos, bebes e crianças, terapeuta de Reiki, Acess Bars, Florais de Bach, Thetahealing, facilitadora de Danças Circulares Meditativas e workshops vivênciais de auto conhecimento.

Procuro através da parentalidade consciente ser facilitadora de encontros entre pessoas que se amam possibilitando um maior bem estar e entendimento entre todos.

Lisboa

António Ferreira

António Ferreira – Coach de Alta Performance e Facilitador de Parentalidade Consciente

Alta performance é obter o máximo resultado com o menor esforço. Como facilitador de parentalidade consciente ajudo mães e pais a se ligarem mais aos seus filhos numa relação mais consciente e gosto de aplicar alguns conceitos da alta performance para resultados excelentes com o menor esforço.

Sou um apaixonado por Desenvolvimento Pessoal que estudo desde os meus 17 anos quando o meu pai me deu uns livros para ler de Prentice Mulford e Yôgi Ramacharaka que resultaram numa profunda transformação pessoal. Estudei filosofia ocidental mas a prática de Kenpo levou-me a conhecer e a querer pesquisar mais a Filosofia Chinesa, o que mais tarde levou-me a conhecer os ensinamentos de Sun Tzu.

Após ter lido o livro de Hermann Hesse “Siddharta” (até agora o meu romance favorito) decidi estudar o Kama Sutra de Vatsyayana para perceber os três grandes objectivos da vida Hindu (Darma, Artha e Kamadeva). Vários anos depois, em 2004 apaixonei-me por uma Instrutora de Yôga Tântrico que me mostrou as grandes diferenças entre as duas principais correntes Orientais, a Tântrica e a Brahmáchárya e gostei tanto da explicação que vivo com ela até hoje e juntos temos um filho.

Sou um apaixonado por viagens e conhecimento, sendo esses os meus maiores luxos. Também sou apaixonado por nutrição, disciplina que estudo há mais de 20 anos e pela arte das vendas, liderança e negociação. Hoje gosto de aplicar os conceitos da parentalidade consciente também a estas artes. Gosto de ocupar o meu tempo com a minha família, a estudar e a escrever. Também é natural encontrarem-me a praticar algum tipo de atividade física.

Um pouco do currículo:

– Instrutor de Musculação pela Bodybuilding Schulungs, und Ausbildungszentrum / IFBB (International Federation of BodyBuilding) – 1995

– Licenciatura em Marketing pela Universidade Europeia – 1999

– NLP Coach certificado pela Life Training e pela International Trainers Academy (academia criada por John Grinder, um dos co-pensadores da Programação Neurolinguística) – 2011

– Certificação em Facilitador em Parentalidade Consciente pela Academia da Parentalidade Consciente e pela European Association of Peak Performance Trainers – 2016

–  NLP Master Practitioner certificado por Pedro Vieira, Master Trainer da ITA – International Trainers Academy – 2017

– Certificação Internacional em Coaching de Alta Performance por Susana Torres e Primeline Coaching. Certificação reconhecida pela DGERT – 2018

Ilha da Madeira

Célia Almeida

Olá! Que bom teres chegado até aqui.

Sou a Célia, resido na Ilha da Madeira, onde licenciei-me em Línguas e Literaturas Modernas, o que proporcionou-me trabalhar na área do turismo durante alguns anos. Entre várias outras formações, considero-me desde muito cedo uma apaixonada pela Arte, fascina-me o poder da transformação pelas mãos, pela voz, pelo olhar e pela mente.

Mas, destaco como a maior aprendizagem da minha vida: o ser Mãe. Esta fase conduziu-me a patamares com altitudes e profundidades que nunca achei ser possível ou imaginário. Aqui a vida deu-me a conhecer a multiplicação da felicidade plena, mas também apresentou-me o subtrair da mesma. Aprendi da forma mais difícil a dar o melhor de mim sem olhar a limites: trepar pela felicidade, erguer pelo ter, correr pelo ganhar e lutar pelo meu tudo, o meu filho!

Descobri o poder deste Amor em mim, e sei que ele também existe em ti. E por saber disso, cheguei até aqui, como Facilitadora de Parentalidade Consciente, porque quero e sei que tal como eu, tu também consegues ultrapassar os teus desafios, sejam eles gigantescos ou minúsculos.

Não estás só!!! Sei o que sentes!! Podes contar comigo!!

Aceitas? Então, agora coloca a tua mão direita no lado esquerdo do teu peito.

Sentes? É o teu coração!!

Ele está diariamente a bater à porta. Tenta abri-la. Liberta o Amor que há em ti!

Grande Lisboa

Carla Patrocínio

Olá, o meu nome é Carla Patrocínio e sou mãe de 2 rapazes que chamo de Mestres. É através deles que me descubro, reinvento e aprendo a ser mais feliz, mais livre, mais humana, mais inteira. Partilho este caminho e outras dicas na minha comunidade online e blog – Meus Filhos Meus Mestres – que te convido a visitar. Profissionalmente sou Coach Parental ajudando pais a criarem relações mais harmoniosas e autênticas com os seus filhos. A minha formação base é Sociologia e a partir de 2010, depois do meu primeiro filho ter sido diagnosticado com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, comecei a estudar intensivamente na área da Educação com intenção de encontrar respostas mais conscientes para o ajudar.

Algumas das formações que frequentei foram: Coach em Educação Transpessoal e Facilitadora de Mindfulness na Educação pela Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal/ Facilitadora de Meditação e Desenvolvimento Consciente para Crianças pela Crescer a Ser/ Facilitadora de Parentalidade Consciente pela Academia de Parentalidade Consciente. Ainda a decorrer destaco o Curso de Terapia Familiar na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e o “Mindfulness Certificate Course for Treating Kids and Teens- Interventions for ADHD, Anxiety, Trauma, Emotional Regulation and More” na PESI.

Tenho como missão ajudar as crianças e suas famílias a atingir o seu máximo potencial. Sonho e acredito num mundo onde todas as crianças são aceites tal como São!

Aveiro; Albergaria-a-Velha; Branca; Sever do Vouga

Catarina Tavares Parente

Olá, nasci em 1986 na linda cidade do Porto, mas vivi a minha infância e adolescência em Albergaria-a-velha. Muitas são as minhas paixões: a minha família, as viagens, os amigos, entre muitas outras. Sou uma apaixonada pela minha vida simplesmente como ela é.

Desde que me lembro adoro o contacto com as pessoas e no meu percurso pessoal e profissional como Terapeuta da fala, tenho a oportunidade de o fazer com pessoas e famílias que me tem proporcionado muitas aprendizagens e desafios.

Assim, senti necessidade de ao longo dos anos adquirir ferramentas facilitadoras para viver a vida de forma autêntica e equilibrada. Certifiquei-me em Coaching e Practitioner de Programação Neurolinguística certificada pela ITA (International Trainers Academy) e Life Training.

A escolha da parentalidade consciente permite-me construir ligações com maior conexão, sendo a minha principal intenção, inspirar e ajudar pessoas, através da facilitação de workshops, sessões de acompanhamento individual e/ou familiar.

Centro e Norte

Ricardo Pinhão

O desenvolvimento pessoal tem sido a base de todo o meu processo pessoal, profissional, familiar, educacional, etc., na última década. Essa necessidade de desenvolvimento chegou também à parentalidade e ao meu “desempenho” enquanto pai no projeto familiar, na educação dos meus dois filhos e na necessidade de praticar uma parentalidade consciente. 

Enquanto Coach certificado pela ICC e pela Life Training, Master em Programação Neuro-Linguistica e facilitador de Parentalidade Consciente desenvolvo ações na área do Coaching com muitos recursos da PNL.

Facilito formações e consultoria em empresas assim como palestras nas areas da comunicação, coaching, team-building, motivação e parentalidade consciente.   

Gosto, particularmente, de falar da parentalidade na perspetiva do pai.

A minha principal intenção é que as CRIANÇAS possam atingir todo o seu potencial, que a MÃE possa contar com um pai presente e ativo na parentalidade dos filhos e que o PAI possa ajudar nesse processo de forma consciente e “ecológica”.  

Lisboa

Rita Pinto

Olá sou a Rita Pinto, sou mãe de dois filhos e partilho a viagem da parentalidade com o meu parceiro. As nossas diferenças enriquecem a nossa experiência, viajando por várias emoções.

A maternidade intimidou-me pela responsabilidade que acreditava ter ao trazer um ser a este mundo. Um mundo tão rico em experiências, em que o significado que damos a cada uma delas sofre a influência do contexto em que nos formamos. Mas, na verdade todas elas são tão valiosas na formação do eu.

Queria ser a mãe perfeita, a professora de natação perfeita, a parceira de vida perfeita, a formadora de professores exemplar. Aprendi com o tempo que apesar de querer ser a menina bonita, há um lado em mim que abafava (aquele que me levava a ter as atitudes que eu dizia não querer ter, mas que revelavam tanto sobre mim) e que na verdade precisava de amor e carinho. Aprendo a cada dia a amar-me a mim própria.

Vários mestres fazem parte deste trilho. Com o curso de Facilitadora as informações foram ganhando sentido e deixaram de ser peças soltas. A consciência, trouxe intenção e clareza a esta viagem da vida. Assumi que o que aprendo é para ser partilhado e que pode influenciar vidas. Dou aulas a famílias no meio aquático, partilho experiências e conhecimentos com professores, viajo o mundo. A oportunidade é infinda e não quero encerra-la em mim porque foi num mundo imenso que nasci. É minha intenção apoiar-te a encontrares os teus recursos internos para que te empoderes e vivas a vida que acreditas querer e merecer viver. O caminho é feito por ti, mas não tem de ser feito sozinho. Estou cá para apoiar-te e acredito que és capaz.

Viana do Castelo 

Zulima Maciel

Olá! sou a Zulima (e muita gente conhece-me por Geni, porque o meu segundo nome é Eugénia)!

Fiz a minha formação superior na Universidade do Minho e sou Psicóloga desde 2007 com especialidade em Clínica e Saúde. Faço terapia individual, de casal e familiar sendo as áreas de maior intervenção as perturbações depressivas e de ansiedade, os problemas relacionais e emocionais, e a parentalidade.

Em 2009, no âmbito do meu Mestrado, integrei uma equipa de investigação fantástica que estudava o impacto que as experiências adversas vividas na infância tinham na vida adulta (estudo inspirado nos investigadores Edwards, Holden, Felitti e Anda que publicaram estudos abrangentes na área da adversidade infantil – Adverse Childhood Experiences – Study ACE). Ao longo da minha investigação, os testemunhos e os dados recolhidos abriram ainda mais a minha curiosidade em volta da importância das experiências precoces, designadamente da qualidade do vínculo que pais e/ou outros cuidadores estabelecem com as suas crianças.

Em 2013, embarquei na aventura da maternidade. Ao tornar-me mãe, comecei a questionar tudo o que me tinham ensinado, o que fazia e porque é que o fazia. Nessa altura, interessei-me ainda mais pela investigação no domínio da parentalidade e aprofundei os meus conhecimentos e formação nessa área, tendo me identificado totalmente com a Parentalidade Consciente.

A experiência de ser mãe conduziu-me também a um grande processo de auto-conhecimento e de desenvolvimento pessoal. Encontrei neste caminho o Mindfulness e a Meditação que me ajudaram muito a viver com mais presença e consciência. Quis ir mais longe, estudar, conhecer pessoas ligadas ao Mindfulness, pôr em prática os seus ensinamentos e testá-los na primeira pessoa. Completamente rendida aos benefícios desta prática, decidi certificar-me a nível internacional (pela Yoga Alliance International) em Mindfulness e Meditação com a intenção de ajudar outras pessoas a alcançarem a plenitude nas suas vidas.

Em maio de 2018 criei a minha página profissional no facebook (@zulima.psicologia), fruto da minha paixão pela leitura e escrita de temas ligados à psicologia, à educação, à parentalidade, ao mindfulness e ao desenvolvimento pessoal. Semanalmente, lanço conteúdos digitais com a intenção de poder “tocar” mais pessoas lançando sementes para a sua mudança e evolução.

Em outubro de 2018, lancei o meu site profissional (www.mindfulness-parentalidade.pt), onde podes saber mais sobre o que faço e ler os textos que escrevo regulamente no blog.

Em 2019, após dois anos de estudo intensivo da abordagem consciente à parentalidade, da participação e realização de vários workshops e palestras ligados ao tema, e participação em alguns cursos, fui em busca da Certificação em Parentalidade Consciente (pela Academia de Parentalidade Consciente), visando consolidar o meu sentido de missão: Contribuir para a promoção de competências no exercício da parentalidade de modo a promover um crescimento e desenvolvimento pleno e saudável nos adultos e nas crianças resultando em relações felizes, de respeito mútuo e de cooperação entre pais e filhos, educadores/professores e alunos, familiares e crianças.

Em 2020, lancei um projeto da minha mentoria, uma escola totalmente online com a participação de instrutores altamente qualificados e conteúdos de qualidade a um preço acessível. Podes conhecer mais este projeto em www.nuvemdeconhecimento.pt

Atualmente, a par da minha prática clínica diária em consulta psicológica (possuo consultório próprio em Viana do Castelo), dedico parte do meu tempo a fazer palestras, workshops de Mindfulness e de Parentalidade Consciente em diversas entidades e instituições, a escrever textos para o meu blog, a criar conteúdos digitais e a estar presente na vida do meu filho e do meu marido, minhas maiores fontes de energia e motivação.

Aveiro

Maria João Xará

Dizem que Paixões verdadeiras só existem no singular. A vida encarregou-se de me demonstrar o contrário. Desde cedo soube que queria ser Médica. Na Medicina Geral e Familiar encontrei um lugar onde posso olhar para as pessoas por inteiro, no seio da sua Família e da sua Comunidade. Onde posso acolher o sofrimento, partilhar a alegria, celebrar as conquistas e apoiar nos desafios.

Sempre senti satisfação na profissão que escolhi. Na verdade, é mais do que uma profissão, é uma missão e, por isso, pensava que essa era a minha única Paixão Profissional. Mas, em 2016, a Vida atribui-me o privilégio de ser Mãe da Maria e, com ela, nasceu uma Pessoa que cedo percebeu que havia um caminho de desenvolvimento pessoal profundo a fazer para sair da zona onde estava, uma zona cheia de inseguranças, medos e crenças limitadoras.

Na procura de respostas para mim, inicialmente através da Certificação Internacional em Coaching pela Allcan, depois através da formação em Coaching Parental pela Family Coaching, encontrei uma nova Paixão Profissional. Do mergulho na Certificação em Inteligência Emocional e Social pela Escola da Parentalidade Positiva à formação de Facilitadores em Parentalidade Consciente foi um salto quântico.

Salto esse que me faz afirmar hoje ter duas paixões profissionais: a Medicina e a Parentalidade. Colocando ambas no terreno, e colocando ao dispor de outros o conhecimento adquirido e a experiência enquanto Mãe de Duas, dinamizo Workshops online, Grupos de Coaching Parental e Sessões Individuais de Coaching/ Acompanhamento.

Pais e Profissionais de Educação são o meu público-alvo, procurando integrar aqueles que são os dois mundos mais significativos na vida de uma criança: a Casa e a Escola. O meu lema de vida é um dos versos de Ricardo Reis e trago-o comigo em cada dia: “Põe quanto és no mínimo que fazes”. Nas duas Paixões que tenho, entrego tudo o que sou.

Lisboa e margem Sul

Ana Rita Núncio

Mulher e mãe, apaixonada por pessoas e pela vida.

Ser Mãe alterou a minha forma de ver o Mundo e de me relacionar com os outros.

Ensinou-me a lidar com desafios muito importantes e, através da Parentalidade Consciente, conectei-me verdadeiramente com o meu filho.

Espero a cada dia ser melhor mãe e poder ajudar outras mães e profissionais a lidarem com os seus desafios e a poderem estabelecer relações de respeito, igual valor e amor incondicional com as crianças que fazem parte do seu caminho.

Psicóloga social e organizacional, pós graduada em Gestão de Pessoas (recursos humanos), formadora, Facilitadora de Parentalidade Consciente e Coach de Desenvolvimento Pessoal.

Motivada para ajudar os outros a realizarem os seus sonhos e a viverem em pleno as suas relações.

Vale de Cambra / Arouca / São João da Madeira / Oliveira de Azeméis

Inês Oliveira

Psicóloga, Coach e Facilitadora de Parentalidade Consciente

Chamo-me Inês Oliveira. Nasci em 1986 numa pequena aldeia limítrofe entre os distritos de Leiria e Santarém. Sempre gostei de saber mais, de estudar, de perguntar, de conhecer o outro e o mundo. Com 18 anos rumei à Universidade de Coimbra onde estudei Psicologia Clínica e da Saúde. Aí finalizei o Mestrado e encontrei o meu companheiro de vida. As circunstâncias da vida fizeram-me trabalhar em áreas muito diversas e viver em países muito distintos. Em 2013 abracei o desafio de trabalhar na República do Congo, e essa experiência incrível, que teve a duração de dois anos, deixou em mim uma semente de curiosidade e abertura que não mais quis perder. Quando regressei, já grávida, comecei a questionar(-me) ainda mais. E a procurar novas e diferentes respostas. E isso mudou-me, não só enquanto pessoa mas também enquanto profissional.

Acredito que podemos constantemente trabalhar por uma versão cada vez melhor de nós próprios. Que podemos (re)aprender a identificar as nossas emoções e sentimentos, conhecer as nossas crenças e alterar os nossos comportamentos. Que podemos (e queremos!) viver uma vida que sintamos que valha a pena. Que queremos ouvir-nos mais, sentir-nos mais, conhecer-nos mais. Por isso, a minha grande intenção enquanto profissional é ajudar os outros nos seus processos de autoquestionamento, conhecimento e superação de desafios.

Grande Lisboa

Anna Sophia Lys

Porque a educação pode ser uma das mais belas formas de crescimento e evolução conjunta. Todos temos ensinamentos para dar e para receber com os nossos filhos. O Mindfulness ajuda-nos a estar receptivos…

Na Parentalidade Consciente redescobrimos diariamente quem somos e como lidamos com o que somos. Viver o verdadeiro significado de amor incondicional, integridade, curiosidade, aceitação, confiança e liberdade,… como resposta ao relacionamento com os nossos filhos e aos desafios que eles nos oferecem, é viver com profundo sentido de Propósito.

EFT Master Practitioner | Terapeuta de Parentalidade Consciente e Mindfulness | Facilitadora da Terapia Multidimensional | Terapeuta e Formadora de Reiki | Autora do livro “Quando a Mudança Acontece” | Facilitadora Certificada de Mindfulness na Educação | Certificado de Competências Pedagógicas (ex-CAP)

Caldas da Rainha e zona Oeste

Ana Henriques

Olá, sou a Ana Henriques, sou mulher e mãe! Apaixonada por crianças, pessoas e por tudo aquilo que a vida me dá!

Sou professora de Yoga para bebés, crianças e famílias, facilitadora de Meditação e desenvolvimento consciente Crescer a Ser ®, facilitadora de Parentalidade Consciente e educadora Mindfulness.

Ser mãe é, para mim, a maior aprendizagem e descoberta desta vida, mudou a minha forma de encarar o mundo e de me relacionar comigo e com os outros, ensinou-me também a olhar para o meu papel de filha. Ensina-me todos os dias a lidar com os meus próprios desafios e através da Parentalidade Consciente e Mindfulness a conectar-me verdadeiramente comigo e com a minha filha.

Sendo eu um ser de Família, vim a descobrir que o meu propósito de vida seria mesmo esse, iluminar famílias num caminho de consciência, conexão e felicidade e é com gratidão que o faço.
Fundadora de Ohana, Famílias Conscientes um ninho para estar e ser família, um espaço de liberdade para em consciência crescermos juntos.

Estou aqui para cuidar de ti! Com amor, Ana Henriques

Torres Vedras | Zona Oeste | Lisboa

David Damil

Olá 😊

Sou o David e sou pai de um menino. Como gosto de desafios, já tenho vontade de ser pai outra vez.

Ser pai, tal como ser mãe, é uma aventura para a qual nunca estamos verdadeiramente preparados. Os desafios que se colocam diariamente, mostram-nos que precisamos de trabalhar em nós, continuamente.

Foi neste caminho, de trabalho e desenvolvimento pessoal, de querer poder ser melhor pai, de querer fazer diferente do que sempre se fez, que a Parentalidade Consciente chegou até mim.

Cedo percebi que, a Parentalidade Consciente é o caminho para construir e nutrir as nossas relações de forma a que se tornem saudáveis, respeitosas e autênticas, onde o amor incondicional seja nutriente mais precioso.

​A Parentalidade Consciente acrescentou-me recursos, consciência e paz interior, para que pudesse viver e usufruir a parentalidade de uma forma mais tranquila, em conjunto com a minha família.

Gosto de ser a mudança que quero ver no mundo e por isso tenho como grande intenção partilhar com mais pessoas o conhecimento que possuo, ajudando-as a serem melhores pessoas, melhores pais, melhores companheiros, melhores filhos e melhores amigos.

Sou Licenciado em Comunicação Social e fui militar na Marinha Portuguesa.

Atualmente sou formador na área da Comunicação e Desenvolvimento Pessoal e facilito Workshops para a comunidade educativa, profissionais da área da Educação e Pais.

Como Coach facilito sessões individuais de Life Coaching, Coaching Parental – Parentalidade Consciente e Disciplina Positiva.

Cidade de Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde

Liliana Monteiro

Para mim ser uma mãe consciente é  procurar lembrar-me sempre de um dos princípios da parentalidade consciente que é o igual valor (o que pensamos, sentimos, queremos tem o mesmo valor que o que os nossos filhos pensam, sentem e querem) e cuidar de mim para poder estar centrada e capaz de lidar com os desafios do dia a dia de forma adulta, consciente, responsável e amorosa e não despejar as minhas frustações, raiva,  contrariedades , infantilidades em cima dos meus filhos, pois temos igual valor, mas eu tenho MUUUUIIITTTOOO mais responsabilidade. Sou eu que devo guia-los, sou eu que devo ensinar como se faz, fazendo .

É procurar desapegar-me do que o mundo à minha volta acha correcto, e sentir de dentro de mim (da minha intuição) qual é o melhor caminho.

É pôr a minha relação com o meu filho, acima da imagem que quero que os outros tenham de mim, do que é ser boa mãe.

É me alertar a mim mesma, a cada vez que sinto que é o medo que me está a comandar e não o amor, e que se eu continuar a ser comandada pelo medo, o meu filho não sentirá o meu amor (por mais que ele seja grande).

E será que consigo fazer essas coisas sempre ? NÃO! Definitivamente não consigo! É um caminho que vamos trilhando e saber quais são as nossas intenções como mãe, é a melhor ferramenta para nos orientar. Pois saímos da linha, mas sabemos sempre para onde queremos voltar e  a cada dia voltamos mais depressa e saímos com cada vez menos frequência.

Cuidar de nós mesmo é o passo fundamental para conseguirmos ser melhores mães. Pois quando estamos bem eu acredito que a nossa intuição se aguça, que a nossa sabedoria interna se expande e que sabemos o que é melhor para nós e nossos filhos. Não existem regras ou métodos de educação infalíveis, pois cada um de nós é um ser único. Mas existe o amor , que quando flui, nos ajuda a ser mais generosos, gentis e saber qual é o próximo passo. Existe o conhecermos aquele ser único que é o nosso filho, para podermos atender às suas necessidades emocionais. Existe o termos consciência de nós mesmos e do que fazemos, sentimos, pensamos e do impacto que isso tem na nossa realidade.

Eu acredito que os nossos filhos são nossos mestres, que eles nos mostram as nossas feridas de infância , nos mostram as coisas que precisamos curar e temos de ter sempre em mente que tudo é um aprendizado, que é o melhor que podemos fazer por nós é nos acolhermos, termos compaixão por nós mesmos, quando saímos da linha, quando reagimos de uma forma que nem nós mesmos às vezes entendemos o porquê , quando sentimos que falhamos, que somos incompetentes como mães e nos chicoteamos emocionalmente porque devíamos ter trabalhado menos/estado menos tempo na net e dado mais atenção ao nossos filhos, porque não temos vontade de brincar com ele, porque ele fez uma coisa que despertou o monstro em nós e gritamos e batemos, porque dizemos coisas que magoam, porque achamos que devíamos amar mais, enfim…

Achas que podes precisar de ajuda nesta tarefa de educar os teus filhos? Se o que escrevi sobre mim, te tocou de alguma forma, se te identificaste com os meus desafios, eu estou aqui aberta para te ajudar.

Vila Real

Andreia Alberto

Olá! O meu nome é Andreia, sou algarvia e actualmente vivo em Vila Real. Sou mãe de dois meninos, ensino línguas estrangeiras e sou coach parental.

Sempre me interessei pelas relações entre as pessoas, tanto as relações que se desenvolvem entre elas, como as que dizem respeito à pessoa consigo própria. 

Acredito que estamos sempre a tempo de um olhar mais atento sobre essas relações  e sobre a forma como queremos estar nelas. Gosto muito de abrir espaços para o questionamento, para a reflexão e para novas aprendizagens rumo a relações mais saudáveis, mais ecológicas, mais harmoniosas, não só nas famílias, como nas escolas e sobretudo consigo mesmo, onde tudo começa. 

Proporcionar momentos e acompanhar processos destes, com compaixão e paciência, é algo que me apaixona! Ver os benefícios disso, como a conexão a acontecer, inclusive na vida das crianças, faz-me sentir realizada. 

Gosto de ler, de dançar, de viajar, de estar próxima da natureza, mas contribuir para novas visões e posturas no sentido de relações fortes, seguras e significativas é o que realmente me move. Por isso, estou aqui.

Lisboa; Sintra e Cascais

Teresa Laranjeira

O meu nome é Teresa Laranjeira e nasci em Lisboa em 1982.

Sou Professora de Educação Musical e Piano desde 2003 e trabalho com crianças e jovens.

Facilitadora de Parentalidade Consciente, a descoberta deste caminho tem sido um processo mágico! Tendo presente em cada dia, a minha principal intenção enquanto educadora, procuro contribuir para o desenvolvimento de uma Educação mais Consciente e Feliz, sabendo que o primeiro foco de ação é o trabalho pessoal, sendo esse o melhor contributo a dar às pessoas que se cruzam no nosso caminho.

A minha formação académica passou pela concretização do Mestrado em Ensino de Educação Musical, pela Escola Superior de Música de Setúbal e pela realização do Curso Complementar de Piano no Conservatório de Música de Lisboa. Sou Certificada internacionalmente em Coaching pelo Instituto de Coaching e Linguística e tenho também Formação Especializada em Coaching Escolar. Sou também Practioner de PNL.

Ponte de Lima | Alto Minho

Maria João

Olá! Eu sou a Maria João, sou mulher e Mãe da mais linda Flor! Sou também facilitadora de parentalidade consciente, professora de meditação para crianças, practitioner em programação neurolinguística, coach e kidscoach.

Acredito muito num mundo melhor, mais livre, mais justo, mais equilibrado, mais unido, mais conectado, mais feliz, em amor! Com isto, a minha missão é plantar esta sementinha onde acredito que está o futuro do universo, nas nossas crianças! A minha intenção é chegar ao maior número de famílias e educadores para poder ajudá-los na sua caminhada de encontro com os seus valores e intenções, numa educação e parentalidade cada vez mais consciente.

Brasil - São Paulo - SP

Iara Mastine

Graduada em Psicologia pela Unesp, com pós graduação em Gestão de Potencialidades Humanas, pela Universidade de Fortaleza e  Saúde Coletiva, pela Universidade Estadual de Londrina UEL.

Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Instituto reconhecido pela International Coaching Council (ICC).

Facilitadora em Parentalidade Consciente – Certificada pela Life Trainning – Portugal.

Certificada em Parent Coaching (Coaching para Pais) pela The Parent Coaching Academy – London – UK.

Especialista no método KidCoaching* – Coaching Infantil, pela Rio Coaching – Brasil.

Braga

Elisabete Ferreira

Elisabete Ferreira é Licenciada em Ciências Sociais, Facilitadora Certificada de Parentalidade Consciente e Facilitadora Certificada de Biodanza SRT, com Extensão de Biodanza para Crianças e Adolescentes. Atualmente encontra-se a receber a formação de Educação Terapêutica e Sociologia Antroposófica, na Casa Santa Isabel, em S. Romão e a frequentar a Licenciatura em Educação Básica, Na Universidade do Minho.

Para a Elisabete as crianças são, agora, as sementes das árvores frondosas do amanhã e essa semente germina mais facilmente e de forma mais harmoniosa com um ambiente acolhedor, cheio de amor, por isso tem procurado que a sua intervenção vá mais além que o trabalho com as crianças e sim com pais e educadores, numa educação mais consciente e harmoniosa, no seu todo. É uma idealista por natureza, com o seu foco numa sociedade mais integra e justa onde reinam os valores humanos que fazem do Mundo um lugar belo para se Ser, Viver e Estar. Dedicada e perseverante, ousa ser diferente, por pensar, sentir e agir por si e não pelas massas, sempre com amor, bondade e verdade.

Algarve (Silves)

Cátia Bitiah

Olá, eu sou a Cátia, 42 anos, mãe de um casal de Gurus (o Leo, e a Luna, de 5 e 2 anos).

A Parentalidade Consciente entrou na minha vida num período difícil com o meu filhote mais velho. Sem respostas para o ajudar encontrei “Educar com Mindfulness” e tudo passou a fazer sentido.

Iniciei então o meu processo de mudança e de (des)aprendizagem. Conhecer a Mia permitiu-me ser a mãe que sou, resgatar a minha relação com o meu filho e pôs-me a caminho, de regresso a mim mesma, à descoberta da minha essência. Por isso, a ela, a minha amorosa gratidão.

Ser facilitadora de Parentalidade Consciente tornou-se um sonho que realizei com toda a Alegria e Emoção do meu Ser. Sinto-me em casa. Encontrei a minha tribo. E sou feliz.

Melhor mãe do que era há um ano atrás, mais consciente. Diariamente a pôr-me em causa, disposta a amar incondicionalmente os dois seres que a Vida colocou no meu caminho para eu guiar e, disposta também, a ver neles um espelho meu, tantas vezes da minha inconsciência, honrando-lhes a essência e retribuindo-lhes em respeito e igual valor o privilégio de ser sua mãe.

Não sou perfeita nem sequer sou a mãe que tenho Intenção de ser… mas estou a caminho. E “está tudo bem”.

Licenciada em Política Social. Pós Graduada em Parentalidade e Educação Positivas e Facilitadora Certificada em Parentalidade Consciente.

Formadora pelo IEFP. Instrutora de Meditação e relaxamento para crianças pela Zen Kids. PNL Practitioner  pela Life Training. Coaching pela Life Training.

Viseu

Maria Infante

O meu nome é Maria Antónia Infante, sou licenciada em Gestão e Desenvolvimento Social, com um percurso profissional como empreendedora, empresária e formadora, com mais de 20 anos.

Certificada pela ICC – International Coaching Community e pela AdPC – Academia de Parentalidade Consciente, atuo hoje como Coach de Pais e Filhos Adolescentes.

Tenho como propósito ajudar os pais a serem educadores emocionais dos seus filhos, a entenderem as fases desafiantes pelas quais eles passam, para que possam ter relacionamentos mais saudáveis e resgatarem a conexão com os seus filhos.

Como mãe de 4 filhos pré-adolescentes, adolescentes e já adultos, conheço e sinto os grandes desafios a que a maternidade nos obriga, os momentos de stress, de tristeza, de desilusão, a impaciência e até a solidão.

Apaixonada por Coaching, Parentalidade Consciente e Mindfulness, trabalho para inspirar famílias, em busca de mais equilíbrio e harmonia.

Acredito que pais conscientes, com as ferramentas certas, ajudam os filhos a florescer, a crescerem mais equilibrados e emocionalmente mais saudáveis.

Acredito que o amor incondicional é a base, e que as famílias são a ponte para o equilíbrio de toda uma sociedade.

A minha missão? Inspirar, transformar, desenvolver e motivar pais e filhos a viverem uma vida plena, consciente e a melhorarem a sua versão de si mesmos.

Grande Lisboa

Aziza Tria

Meu nome é Aziza Tria, nasci nos Estados Unidos em 1964, cresci na Cidade de Cartago na Tunísia rodeada de duas irmãs e de um irmão. Vivi em países fascinantes e trabalhei em várias empresas multinacionais na área do Marketing e a Comunicação. Descobri os mistérios da vida conjugal e os mistérios da Parentalidade em Portugal onde vivo desde 2001. A minha filha Inês inspirou a minha decisão de abraçar profissionalmente a área do desenvolvimento pessoal. O meu Mestre Pedro Vieira inspirou a minha decisão de dedicar o meu tempo a ajudar os outros e a “inspirar decisões apaixonadas” (Pedro Vieira) e foi com os ensinamentos de Mikaela Oven que mergulhei de braços abertos na pratica da Mindfulness e na pratica da Parentalidade Consciente.

Sou Master Coach e Facilitadora em Parentalidade consciente, guiada pelo amor, a gratidão, a abertura, a flexibilidade a tolerância e a curiosidade. A minha intenção é de ajudar os outros  a encontrarem se a si próprios e a abraçarem o caminho da sua própria felicidade.

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a”. (Johann Goethe )

“As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente.” (Jean de La Bruyère)

Lisboa e Setúbal

Paula Klose

O que me faz brilhar os olhos são as pessoas e a partilha de conhecimento.

Adoro partilhar estratégias, técnicas e histórias e contribuir, assim, para que as mães e pais se sintam serenos, capazes e confiantes para alcançarem os seus sonhos e objetivos.

Acredito na capacidade de superação e de tornar o que é aparentemente impossível em possível.

Com foco, determinação, consistência e vontade de melhorar.

Iniciei-me profissionalmente nos números, com funções essencialmente na área da contabilidade e em gestão de projetos. Mas após 12 anos apercebi-me que as pessoas eram ainda mais apaixonantes do que os números e nessa altura foquei-me em estudar pessoas. Atualmente conto com mais de 10 anos de experiência em Coaching.

Também trabalho com mães e pais de filhos com diabetes tipo 1.

“Onde há uma vontade, há um caminho”

E eu estou aqui para o ajudar a encontrar esse caminho!

Através do Coaching, da Parentalidade Consciente e da Inteligência Emocional, com sessões individuais e/ou sessões em grupo.

Lisboa

Fátima Gouveia e Silva

Olá, sou a Fátima, sou Coach, Formadora, facilitadora de Parentalidade Consciente e mãe de duas adolescentes.

Inicialmente com formação em Informática trabalhei em empresas de consultadoria, mas pelo gosto da dedicação à família procurei projetos que não me ocupassem a tempo inteiro e dediquei-me assim à formação na área da informática para crianças.

Fui sempre dedicada à família e o que mais marcou a minha vida foi sem dúvida ser mãe. Ser mãe é a maior aventura do mundo e essa tenho-a vivido intensamente. Às minhas filhas devo o meu maior crescimento enquanto pessoa.

Acredito que os nossos filhos potenciam o nosso crescimento e são os grandes responsáveis pelo nosso trabalho interior, isto é, se quisermos aproveitar essa oportunidade.

Em 2013 quando tomei contacto com as áreas de Coaching e Desenvolvimento Pessoal e com a certificação internacional de Coaching descobri um novo propósito. E desde aí, é um querer sempre saber mais, procurar, pesquisar, evoluir, perceber e melhorar quem sou e também ajudar os outros a melhorar.

Conhecer a Parentalidade consciente trouxe-me uma grande paz interior. Perceber que não há certos nem errados, mas há um caminho que nos permite uma maior consciência das escolhas que fazemos, do impacto que isso tem nos nossos filhos e é um caminho de conexão, amor e gratidão.

Aliar o Coaching e a PNL à Parentalidade Consciente permite-me profissionalmente ajudar outras mulheres/mães a viverem uma vida mais plena, com paixão, satisfação e realização, sentindo-se mais preenchidas porque encontram maior equilíbrio nas várias áreas da sua vida e porque através da Parentalidade Consciente conseguem melhorar relações com os filhos e em família.

Estas são as minhas motivações: Sou dinâmica, movida por objetivos e por ajudar os outros no seu percurso de desenvolvimento pessoal.

AVEIRO 

Silvia Capela

Sou a Sílvia, Educadora de Infância e Professora de Yoga para Crianças. Apaixonada pelo ser humano e pelas relações, desde muito cedo soube que queria trabalhar com crianças, é o que  me faz pulsar e sorrir genuinamente, com as crianças sinto-me “em casa”; com elas aprendo e  cresço todos os dias e descubro o melhor e o pior de mim, o que me permite trabalhar o meu  Eu Interior e tornar-me uma melhor pessoa. Acredito profundamente que temos muito a  aprender com as crianças, precisamos para isso, de nos elevar a elas. Neste caminho descobri  que os Pais e Familiares são os nossos maiores “aliados” e é nesta tríade Educador-Criança-Pais  que surge a grande oportunidade de sermos o melhor exemplo que queremos ver e ser, é aqui  que temos a oportunidade de estabelecer e criar um ambiente fecundo, de sinceridade, autenticidade, genuinidade e humildade, onde todos se sentem valorizados e onde se cria uma verdadeira Relação de CONEXÃO.  Este é o meu convite.   A Parentalidade Consciente e o Mindfulness trouxeram-me esta consciência e a necessidade de fazer diferente e atuar no invisível (que é por vezes o mais profundo), sempre com o AMOR e a COMPAIXÃO como ingredientes principais.    A minha Intenção é Inspirar(-me) com as Pessoas que se cruzam no meu caminho, através da minha Paixão por esta área, com a minha sinceridade, autenticidade e sorriso aberto.   Até já.  

Grande Lisboa e Alentejo

Cristina Batalha

Mulher, mãe, apaixonada pela vida e pela desenvolvimento humano.

Sou Coach e Facilitadora de Parentalidade Consciente. Sou apaixonada pelo ser humano, por processos de auto-descoberta, transformação e evolução para um mundo mais consciente e conectado.

Formei-me em Economia no ISEG, participei no Programa de Desenvolvimento de Competências de Gestão da Universidade Católica e trabalhei durante mais de 10 anos em grandes multinacionais de Consultoria de Gestão com particular foco na gestão da mudança e no desenvolvimento de organizações, processos e pessoas.

Foi no desenvolvimento pessoal que fui ganhando cada vez maior interesse e assim cheguei ao Coaching, aquele que considero o momento em que a começou esta minha jornada de transformação, o meu despertar de consciência.

O segundo momento foi após ter sido mãe. Na parentalidade consciente encontrei a minha missão, os maiores desafios, o melhor curso de desenvolvimento pessoal e a maior oportunidade que para me transformar, evoluir, trazer à superfície a minha versão mais autêntica.

Neste caminho de viver de forma mais intencional e alinhada com quem sou, a constante vontade de aprender, expandir a minha consciência e partilhar fez-me finalmente ganhar coragem para abraçar esta mudança profissional e lançar o meu próprio projeto como Coach e Facilitadora de Parentalidade Consciente.

Acredito que a mudança que queremos ver no mundo começa em cada um nós e vivendo em alinhamento com a nossa verdade encontramos o bem-estar e sucesso emocional, inspiramos e influenciamos todos os que nos rodeiam: família, trabalho e comunidade a fazer o mesmo.

Hoje o meu foco está em realizar sessões individuais e dinamizar encontros/ workshop / palestras sobre Parentalidade Consciente para divulgar e partilhar estes temas com um potencial tão transformador na vida de todos nós.

São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Porto

Paula Duarte

Nasci numa aldeia da Serra do Caramulo, passei por Lisboa, Aveiro e atualmente vivo em São João da Madeira com o meu filho e o meu marido.

No caminho do meu Desenvolvimento Pessoal, cruzei-me com a Parentalidade Consciente e com ela iniciei a viagem mais profunda e genuína de sempre!

Tem sido uma jornada desafiante e muito valiosa nesta contínua tomada de consciência de quem sou e da forma como me relaciono com os outros, sobretudo no meu papel de Mãe.

Neste momento o meu foco de atuação é a Felicidade a nível corporativo e  familiar através de planos estratégicos, workshops, palestras e/ou sessões individuais.

Afinal… o “gatilho” que é despertado é sempre o mesmo: Relações Humanas 🙂

Estamos junt@s,

Paula Duarte.”

Grande Lisboa

Rita Duarte

Mulher, mãe de 3 crianças, formada em Ciências Farmacêuticas e em Dança. Ser mãe tornou-me uma pessoa diferente. Cada criança é especial e perfeita. Todos os dias aprendo algo novo e me inspiro a ser uma mãe mais consciente. A Parentalidade Consciente, a Programação Neuro-Linguística e um percurso pelo Desenvolvimento Pessoal tornaram a minha vida melhor. Gosto de explorar e de aprender, de fazer coisas diferentes, de experimentar algo novo, de desfrutar da natureza. E também de rotinas e de evidências, de ter certezas e de alcançar metas.

A abordagem à Parentalidade Consciente melhorou o quotidiano com os meus filhos e acredito que pode ajudar muitas famílias e educadores a educar crianças saudáveis e a criar relações robustas.

E aqui estou, Coach e Facilitadora Certificada em Parentalidade Consciente, com a intenção de colaborar numa educação mais tranquila, mais informada, descomplicada e feliz, com os meus e com todos aqueles que assim o desejem.

Brasil - Belo Horizonte - MG

Dani Dias

Palestrante, Educadora Parental, Coach de Pais e Filhos, especialista no método KidCoaching, Facilitadora da Parentalidade Consciente e Advogada.

Idealizadora dos programas Lapidando Poderes, Caminho do Tesouro e dos Workshops Come e Brinca e Educar Sem Fórmulas. 

Castelo Branco

Daniela Baltazar

Sou fisioterapeuta e as áreas da saúde da mulher (gravidez e pós-parto) e da parentalidade sempre me suscitaram curiosidade e interesse.

A escolha da fisioterapia permite-me vivenciar a experiência da gratidão.

A escolha da parentalidade consciente permite-me construir ligações com maior conexão.

O meu objetivo é ajudar os casais desde a gravidez, a encontrarem as suas próprias respostas e soluções, através da avaliação das suas verdadeiras necessidades, pois com maior empowerment a tomada de decisão fica facilitada.

Acredito que a melhor herança que podemos dar à criança é a compreensão do seu mundo interno, através do reconhecimento das suas necessidades e limites.

Quando existe conexão acontecem milagres.

Grande Porto

Carolina Santos Ribeiro

Mãe e Terapeuta da fala são papéis muito importantes na minha vida. A eles dedico especial atenção e é neles que invisto a maior parte do meu tempo e formação.

Sempre fui muito observadora e gostava de dedicar atenção aos comportamentos dos meus colegas e ao impacto que tinham à sua volta (resultados)!

Desde que me formei em Terapia da Fala em 2000, passei a observar e analisar com outras ferramentas mais apuradas, a dirigir a minha atenção e intervenção para a criança e simultaneamente para os seus cuidadores.

Acredito que “de pequenino, se traça o destino” e nunca é tarde para se iniciar uma mudança. É sempre possível fazer diferente e fazer melhor – “Burro velho, ainda aprende línguas”.

Estes anos de “mãe” e a experiência terapêutica de ação com crianças e famílias fizeram-me ganhar mais recursos de análise, organização e implementação de estratégias de grande impacto no desenvolvimento de todos!

Coimbra e Aveiro

Laura Bettencourt

Telemóvel: 961 639 434  | Coimbra: 239 48 47 47 | Aveiro: 234 38 25 25

O desenvolvimento humano e, em particular as relações que se estabelecem na parentalidade, é uma das minhas grandes paixões.

Desde cedo, as abordagens que se focam na obediência e no cumprimento de regras, me pareceram insuficientes à luz das potencialidades do ser humano e da complexidade dos seus relacionamentos. Após a maternidade, cada vez mais as correntes conhecidas Mindful Parenting ou Parentalidade Consciente, deram um novo significado à minha prática profissional e à minha vida. E porquê consciente? Porque acredito que a chave de qualquer relacionamento é estar consciente: da minha bagagem (familiar, cultural, emocional), das minhas intenções, das minhas necessidades e consciente das emoções e necessidades na origem dos comportamentos dos outros, em particular da criança. Só assim estarei capaz de me conectar afectivamente com o outro e de comunicar da forma que realmente escolho.

Estes tópicos constituem parte das minhas principais ferramentas de trabalho e na vida familiar. Partilhá-los de forma clara, concreta e simultaneamente com humor, é uma das minhas grandes intenções enquanto facilitadora de parentalidade consciente.

Nota curricular:

Desenvolve funções de psicóloga num serviço de Pedopsiquiatria e no Centro Psicoequilíbrio, do qual é co-fundadora, em Coimbra e em Aveiro.

Licenciada desde 2000 em Psicologia Clínica (FPCE-UC) e mestre em Psicologia Clínica (IEP-Uminho) desde 2008. Formada em Terapia de Casal (FPCE-UP) e com especialidade avançada em Psicoterapia (SLEPG/APGA) desde 2010. Certificada como Educadora Parental em 2012 (UC) e como Facilitadora de Parentalidade Consciente (Academia de Parentalidade Consciente/European Association of Peak Performance Trainers). Recentemente interessada nas potencialidades do Coaching, associou esta modalidade à formação inicial.

Grande Lisboa

Margarida Cancela

Sou mulher e mãe, curiosa, apaixonada pela vida e pelo Ser Humano.
Depois de uma formação de base na área da engenharia, e depois de vários anos a trabalhar na área comercial, descobri que sou verdadeiramente apaixonada por pessoas e pelo seu potencial, e como mãe, fascinada pela área da parentalidade.
Há 5 anos que me dedico à área do Desenvolvimento Pessoal, como Coach Certificada, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta, e mais recentemente como Facilitadora de Parentalidade Consciente.

Através de sessões individuais de acompanhamento de coaching/parentalidade consciente/hipnoterapia, ou como assistente em certificações de Coaching, PNL, e Parentalidade Consciente da Life Training, ou como facilitadora de workshops e outros eventos, tenho como intenção contribuir com o meu trabalho para que crianças, jovens e adultos possam conhecer-se melhor, descobrir todo o seu potencial e talentos, valorizando quem são e o que fazem, tomando melhores decisões, criando melhores resultados, para que vivam uma vida plena, com auto-estima, com confiança, mais consciente e mais feliz. Acredito que jovens e adultos podem crescer juntos com magia…

Centro e Fátima

Katya Rafael

“Sou mulher, mãe homeschooler de um menino, inspirada no método montessori, coach, formadora e facilitadora. Apaixonada por crianças e jovens!

Tenho como propósito de vida permitir que todos aqueles que se cruzam comigo tenham a oportunidade de se encontrarem consigo próprios, com os outros e com os seus desejos e sonhos.

Através de sessões individuais de:

– aconselhamento/coaching/parentalidade;

– programas nas escolas com crianças e jovens;

– workshops para pais, familias e outros educadores

tenho a intenção de proporcionar às crianças, adolescentes e jovens adultos a descoberta dos seus talentos e de todo o seu potencial, através de um processo de autoconhecimento liderado por eles próprios.

Capacitá-los a serem pessoas mais conscientes dos seus valores, capazes de tomarem melhores decisões e comunicarem consigo próprios e com os outros. Aprenderem a gerir as suas emoções e a influenciar de forma positiva os que os rodeiam.

Viverem plenamente e com mais confiança. Serem felizes!

Grande Lisboa

Rita Rebetim

O meu nome é Rita Rebetim, nasci em 1976 e sou apaixonada pela Vida e pela Natureza. Sou Mãe de 2 Filhas que me inspiram diariamente a ser uma Pessoa melhor e a lutar por um Mundo mais Consciente.

O meu principal propósito é ‘Tornar o mundo melhor, uma pessoa de cada vez, como num processo de ‘contágio’. Guiada pelo Amor, Respeito, Gratidão, Consciência, Congruência, Integridade, Harmonia e Liberdade sou cofundadora da Happ1ness Academy, empresa que idealizei há vários anos e que se dedica a reConectar Consciências e a inspirar e a mudar Vidas!

Sou Humanistic Master Coach, com Especialização em Executive e Life, certificada pela IHCOS® (The International Humanistic Coaching Society), pela ECA (European Coaching Association) e pela More Institut.

Sou Trainer Internacional de PNL (Programação NeuroLinguística) em código clássico e em novo código, certificada diretamente pelo cocriador John Grinder, Carmen Bostic St Clair e Michael Carroll.

Em 2016 apaixonei-me pela Parentalidade Consciente e pelo Mindfulness como guias de vida especializando-me como Facilitadora de Parentalidade Consciente, com a maravilhosa Mikaela Oven, e em Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR).

A minha intenção enquanto Mãe:  Respeitar, Aceitar e ter Consciência das Necessidades das minhas Filhas, tal como das Minhas, tendo sempre presente a Congruência e os meus Valores. Como foco diário tenho presente a Conexão e o Igual Valor.

Fascinada pelo Universo, licenciei-me em Engenharia Física. Trabalhei 12 anos numa das maiores consultoras mundiais, e 2 anos numa empresa portuguesa com tecnologias de ponta aplicadas a ajudar pessoas. Tenho ainda diversas formações complementares em desenvolvimento pessoal e profissional e sou formadora certificada.

Sou ainda apaixonada por Fotografia, Yoga e Dança. Adoro Cinema, Livros e Animais. Viajar é para mim uma forma de me complementar, de beber culturas diferentes e conhecer outras perspectivas da Vida. A riqueza das outras realidades, sejam boas ou menos boas, são aprendizagens de Vida pelas quais me sinto Grata e me impulsionam a ser melhor todos os dias.

‘Não sabemos dar e receber de forma saudável aquilo que não recebemos enquanto crianças. A boa notícia é que, enquanto adultos, podemos escolher aprender, ativando recursos e encontrando pessoas que nos sejam Supportive’ Rita Rebetim

‘Se controlares os comportamentos do teu Filho sem olhar e respeitar as suas reais necessidades, nunca vais saber quem ele É, nem quem poderia ter Sido’ Rita Rebetim

‘Só há 2 maneiras de viver a Vida: a primeira é vivê-la como se os Milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um Milagre.’ Albert Einstein

Lisboa e margem sul do Tejo

Mafalda Correira

Facilitadora de Parentalidade e Pedagogia Consciente| Pós-Graduada em Neuropsicologia.

Quando era pequenina e me perguntavam o que queria ser quando “fosse grande”, eu pensava «Quero ser mãe!» e respondia «Arquitecta».

​Hoje sou mãe de quatro rapazes, numa família reconstruída. Somos oito, com os meus, os teus e o nosso

Não sou arquitecta.

Resolvi ser uma coisa muito parecida… sou Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação, desde 2001. Comecei por exercer associada a um Centro de Desenvolvimento, com uma equipa multidisciplinar, centrada num modelo médico.

Fiz uma Pós-Graduação em Neuropsicologia. Reforcei conhecimentos e competências Pedagógicas.

Entretanto, dediquei-me de corpo e alma à Certificação de Facilitadora de Parentalidade Consciente. Desenvolvi conhecimentos e competências relacionais. 

​ Hoje, para além de apoiar o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais, trabalho com a intenção de capitalizar as famílias com a convicção de que sabem o que é melhor para os seus filhos e de que os maiores recursos estão dentro de cada Pai/Mãe. Trabalho com a intenção de contribuir para uma cultura de relação, conexão e respeito, como palco para o desenvolvimento infantil saudável e de bem-estar para adultos e crianças.

São João da Madeira / Oliveira de Azeméis / Vale de Cambra / Santa Maria da Feira

Sónia Soares

Nasci em 1979 em Paredes, distrito do Porto e sou mãe de um filho com o meu companheiro de vida (o meu marido). Vivo há 15 anos em São João da Madeira.

Sou Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Vila Real; Mestre em Saúde Pública com Especialização em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Pós-Graduada também nesta Faculdade, uma Pós-Graduação em Epidemiologia Social e outra em Epidemiologia Perinatal; e Especializada em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (Parteira/Midwife) pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis. Sou Formadora certificada pelo IEFP e Conselheira em Aleitamento Materno certificada pela OMS/UNICEF. Instrutora de Massagem Infantil certificada pela APMI e IAIM.

Trabalho há 16 anos na ARS, IP aconselhando pais na área da Parentalidade.

Ao longo do meu percurso profissional tenho sentido um forte chamamento interior para esta área da Parentalidade e, certifiquei-me como Facilitadora de Parentalidade Consciente em Maio de 2017 pela Academia de Parentalidade Consciente fundada por Mikaela Övén e pela LIFE Training. Encontro-me inscrita no curso de Coaching certificado pela LIFE Training.

Como apaixonada pela Parentalidade Consciente pretendo inspirar pessoas e famílias e facilitar o seu processo nesta área, através de palestras, cursos, workshops e acompanhamento/sessões individuais.