Academia de Parentalidade Consciente

Quanto é que me devo preocupar (com o meu adolescente)?

“Porque nunca confias em mim?”

“Que chata, estás-me sempre a controlar, a mandar mensagens e a ligar….! “

“Calma, é só um almoço com os amigos, não é preciso fazer um drama!”

“Fica descansado pai, só vamos ao cinema, não precisas de ficar tão preocupado…”

“Siiiim, já sei que tenho que estudar, não precisam de estar sempre a repetir o mesmo!”

“Eu sei muito bem tomar conta de mim, posso bem ir ao médico sozinho.”

Uff!

Muitos adolescentes adorariam se os pais se preocupassem menos. No entanto, não querem que os pais não se preocupem nada. Querem ser vistos, mas não julgados. Para nós pais as vezes é bem difícil encontrar o equilíbrio. O que podemos fazer, é transformar a nossa preocupação em ação.

Aqui vão cinco coisas que te podem ajudar a transformar a tua preocupação em algo positivo:

1. Conta como te sentes. Em vez de começar por dar lições e sermões sobre o certo e o errado. Sobre o que é perigoso. Em vez de ameaçar, conta como te sentes. Admite que estás preocupado, que estás com medo. Sem passares a responsabilidade pelas tuas emoções ao jovem. Partilha qual a sensação de ser pai de um adolescente, de não saber, de te lembrares da tua própria adolescência.

2. Combina o que podem fazer para diminuir a preocupação. Partilha as tuas ideias e deixa o teu filho partilhar as suas. Um sms ou um telefonema ao meio da noite? Numa hora específica?

3. Sê curioso em relação a vida e as saídas do teu filho sem seres invasivo. Faz perguntas, sem interrogares. Faz partilhas, sem fazeres de conta que foste um adolescente muito bem comportado.

4. Lembra-te que crianças não querem preocupar os pais. Não querem magoa-los, nem faze-los ficar zangados ou tristes. Quanto mais compreensivo fores ao mesmo tempo como estás claro com os teus limites, mais provável que o teu adolescente lide bem com as tuas indicações.

5. É essencial entenderes que não podes influenciar tudo. Se o teu filho decidiu que quer beber alcool, a não ser que consigas controlar cada passo (e mesmo assim…) , ele vai conseguir faze-lo. É lamentável que seja tão fácil para um adolescente conseguir acool ou drogas, mas sozinho não vais conseguir evitar isso. Se acontecer, sentires-te um mau pai e assumir muita culpa, não vale a pena. No entanto, cultivando uma relação saudável com o teu filho, onde há espaço para a verdade, estás a criar a maior oportunidade possível para influencia-lo positivamente.

Para saberes mais sobre como cultivar uma boa e saudável relação com o teu filho adolescente, sobre como continuares a fazer parte da sua vida, então espreita o “Educar com Mindfulness na Adolescência”.

One comment

  1. Tenho constatado que ao contrário do que tem vindo a ser comum cada vez mais adolescentes não seguem os exemplos dos pais, quer positivos como negativos, e a preocupação excessiva dos pais faz com que o adolescenrte se afaste e guarde cada vez mais seus segredos e preocupações para si.
    O que fazer quando tal acontece e a confiança está por um fio?

Comments are closed.