Academia de Parentalidade Consciente

7 Formas de Criar Conexão com os Teus Filhos

A única forma de criarmos uma ligação forte e segura com os nossos filhos (com efeitos a curto, médio e longo prazo nos seu bem -estar, auto -estima e comportamentos ) é construir hábitos diários de conexão. Aqui ficam algumas sugestões:
  1. 12 ABRAÇOS ou contacto físico, todos os dias!
Um abraço ao acordar, outro ao deitar. Um abraço na despedida a sair para a escola outro quando nos voltamos a encontrar. Uma festa no cabelo, cócegas ao longo das costas, uma massagem meiga nos ombros, olhar olhos nos olhos e um sorriso que não pede nada em troca.
Se os teus filhos já são adolescentes podes ter de ir com mais calma. Oferece-lhe uma limonada, senta-te a mesa com ele e pergunta-lhe se quer uma massagem nos pés;)
2. BRINCAR ( no sentido mais sério da palavra!)
Brincar, rir com facilidade. Rir alto, sem medo, rir dos disparates, dos enganos, das imperfeições. Fazer danças malucas no meio da sala ou inventar um jogo durante as compras no supermercado.
Fazer do riso e do humos um habito diário dá permissão á criança de também o fazer, de se soltar e libertar ansiedades e preocupações que de outra forma o podem manter desconectado do momento presente. Resiste à tentação de organizar o dia com atividades muito estruturadas e permite que passem tempo em alguma atividade fisica ou jogo que surja de forma expontânea e vos faz rir!
3. Entra EM MODO OFF ( na tecnologia)
Deixa que telemóveis, computadores e iPads estejam longe em muitos momentos com as tuas crianças. Até o desligar da música no carro pode ser um poderoso convite à conexão, uma forma simples de eles perceberem estou atento a ti e disponivel para te ouvir ou para te contar do meu dia.
4. Conexão Antes da Transição
Talvez já tenhas reparado o difícil que é levar a tua criança a deixar de fazer o que está a fazer (parar de brincar para ir para o banho —- para de tomar banho para se ir vestir —- parar de ver tv para ir para a escola —- sair da escola para ir para casa).
Uma forma poderosa de conseguirmos mais colaboração e que se traduz num momento de conexão, é baixares a tua postura corporal ao nível da dela, estabelecer contacto visual ou físico, usar o seu nome e reconhecer o que ele está a fazer e o prazer ou a necessidade que a atividade está a colmatar. Explicar depois, usando uma linguagem pessoal e autêntica, os teus motivos e fazendo o teu pedido, agradecendo a colaboração Será magia?
5. Bem Vindas Emoções!
Claro, por vezes não dá jeito nenhum! Mas a tua criança precisa de expressar as suas emoções ou elas vão conduzir o seu comportamento (mais cedo ou mais tarde!). Mostrar às nossas crianças que as emoções delas não nos assustam, que são bem vindas e que temos auto-controlo suficiente para as acolher é uma oportunidade de ajudar a “curar” o que as magoa e isso vai fortalecer imenso a vossa relação.
Por isso, vai buscar força à tua compaixão, pratica o teu auto-controlo (sem tu ficares tomada por emoções fortes) e recebe, com amor incondicional e aceitação, os medos e as lágrimas que costumam estar escondidos debaixo dos gritos e esperneares de raiva. Lembra-te que é nestes momentos que lhe mostras em quem pode, de verdade, confiar. Que pode voltar sempre a ti para contar o que o magoa, chateia, enerva, que pode chorar sem ser criticado – as emoções que não se expressam podem causar muito mais dano à saúde.
Reconhece os sentimentos, oferece compreensão e não o tentes salvar ou resolver a situação. Cria espaço para as emoções e para ele descobrir dentro de si os recursos de que precisa, mostrando suporte, respirando de forma relaxada, sê o exemplo que ele vai modelar.
(bem sabemos que este é o teste mais difícil – manter a calma, regular as nossas emoções e não dar rédea solta aos pensamentos que nos invadem nesses momentos – mas é talvez o dever maior que temos como pais e é sem dúvida o fertilizante maior de uma boa auto- estima e de uma relação segura).
6. Saboreia O Momento!
Na verdade, cada interação do quotidiano é uma oportunidade para nos conectarmos. Abranda o ritmo dos dias, desacelera nas tarefas diárias e desfruta dos momentos: traz os teus cinco sentidos e os deles para as rotinas, para os deveres – seja a preparação do jantar, o lavar as mãos, o momento em que se deitam juntos. Aproveita cada momento presente que tens – é o único em que te podes conectar!
7. Aparece Para A Prática !
As crianças pedem-nos essa presença 100% consciente a toda a hora, tem uma mente de principiante que as faz olhar para tudo como se fosse a primeira e última vez que vivem cada momento ( e na verdade é!).
Estar no aqui e no agora, sem julgamentos, sem histórias da mente, aceitando que é perfeito como é, que não há necessidade de controlar ou modificar nada. Confia na tua criança e no fluxo da vida – é aí que está o segredo da felicidade.
 (claro que não vamos conseguir fazer isto a toda a hora, mas se colocarmos a nossa intenção em fazê-lo mais vezes, começa a tornar-se mais e mais frequente, e a qualidade das nossas relações com as nossas crianças vai  ser outra. Apesar do apressar dos dias, há espaço para a conexão e isso fará toda a diferença.)
(traduzido e adaptado de  Laura Markham)