Academia de Parentalidade Consciente

As 7 atitudes de mindfulness para pré e recém mamãs

de Bárbara Amorim

Fui mãe recentemente e ao fim de alguns dias em casa já estava a stressar porque dificilmente conseguia fazer as tarefas que tinha programado antecipadamente.

“Hoje o bebé dormiu muito de manhã portanto amanhã de manhã vou tratar de pôr roupa a lavar e tenho mesmo de passar as camisas a ferro!” Surpresa!!! Na manhã seguinte o bebé não dormiu nada…e eu frustrada porque não ía conseguir fazer o que tinha planeado. Ou então chegava a hora da refeição e nada na mesa…até um simples duche pode ser um desafio! Por outro lado havia/há dias em que ele dorme bastante e lá consigo fazer uma série de coisas não planeadas!

Num dos momentos de frustração lembrei-me de algumas das 7 atitudes de mindfulness…nesse momento dei uma gargalhada e pensei que era bem mais fácil viver esta fase de acordo com estas atitudes que já conhecia mas não estavam a ser postas em prática.

Eu tive mais este tipo de frustração, mas outras mães terão, certamente, outro tipo de inquietações e inseguranças quer na amamentação, crescimento, peso, colo, mimo…enfim há um sem número de preocupações que invadem as mães neste período e para elas segue já um abraço apertado e um “Está tudo bem!”

Para me ajudar a mim, a todas as futuras (se já levarem esta informação na bagagem vai certamente ajudar) e recém mamãs decidi por no papel a minha versão das 7 atitudes de mindfulness aplicadas à maternidade.

Mente de principiante

Pode parecer fácil, porque de facto vês o teu bebé pela primeira vez e nunca tiveste este filho ou nunca tiveste um filho e por isso é uma situação completamente nova, e é isso que se pretende com esta atitude, ver as coisas/situações como se de uma coisa nova se tratasse. A parte difícil é deixar de lado as crenças que trazemos do passado, as opiniões dos outros e a nossa experiência com outros bebés.

Olha para como é o teu bebé agora e vive esta experiência como única porque este momento não se volta a repetir exatamente da mesma forma.

Confiança

O teu corpo é perfeito exatamente como é. O teu coração sabe exatamente de que precisa o teu bebé. Só tens de confiar em ti, silenciar as vozes exteriores e ouvires a mensagem que vem de dentro de ti. Escuta mais a tua intuição, mesmo que não saibas todas resposta, se te escutares encontras o teu caminho, não o caminho que os outros te dizem para percorrer mas o caminho que tu queres percorrer.

Esta atitude é especialmente e com muita compaixão dedicada às mães com dificuldades na amamentação. Os bebés não são todos iguais, não tem todos a mesma fome e não crescem todos da mesma maneira. Os gráficos e os percentis de crescimento são apenas médias e previsões, felizmente não estamos todos na média…Nós adultos também não temos sempre a mesma fome, não comemos sempre à mesma hora, uns são mais gordos outros mais magros, uns engordam mais no Inverno outros engordam mais no Verão e isso não quer dizer que não somos saudáveis ou felizes!

Está tudo bem, confia!

Aceitação

Aceita as coisas como elas são, só assim consegues paz e mais facilmente ultrapassar os obstáculos. Se entrares em resistência perdes a clareza da situação e então não resolves nada e ficas ainda pior. Aceita que o bebé chora, aceita que dorme pouco, aceita que não consegues fazer todas as tarefas domésticas, aceita que não podes fazer grandes planos, aceita tudo exatamente como é, ao aceitares não estás a dizer que gostas das coisas assim estás apenas a dar espaço para serem como são e ao dares este espaço mais facilmente encontras um caminho para reverteres a situação. E como não tens planos as coisas acontecem quando tem de acontecer, descansas quando podes, fazes as tarefas domésticas quando calhar, tomas banho a qualquer hora do dia e não ficas frustrada porque as coisas não foram como tinhas planeado. Aceitação gera menos frustração! Menos frustração gera mais calma e felicidade que é tudo o que tu e o teu bebé precisam neste momento.

Paciência

Ai a paciência!!! Se ela se vendesse….alguém estaria muito rico!

Para mim esta é um bico de obra…não só na maternidade mas também comigo e com os outros…mas é certo que com paciência tudo melhora. Uma das definições do dicionário diz que paciência é “o sossego com que se espera uma coisa desejada”, acho que esta definição diz tudo! Esperar com calma aquilo que desejamos… não vai ser por não estarmos calmos nem sossegados que as coisas vão acontecer mais depressa. Por isso dá tempo ao tempo! Deixa as coisas seguirem o seu ritmo. Ninguém morre por não se fazer alguma coisa atempadamente. Quando o teu bebé chora ou não dorme, sossega e deixa fluir…se lhe transmitires calma e sossego acredito que custa menos a espera pelo sono desejado. Acolhe com sossego os ciúmes dos irmãos, as opiniões dos pais, tios, amigos, conhecidos e afins, vais ver que o dia flui melhor. Espera com sossego que o teu corpo volta ao sítio e acolhe com compaixão os bitaites sobre os quilinhos a mais.

Não julgamento

Não te julgues por não conseguires amamentar ou por não conseguires sossegar o teu bebé (são situações normais), não julgues os outros por dizerem o que não devem (fazem-no com a melhor das intenções e não têm outros recursos), não julgues os acontecimentos por não terem sido como gostavas que tivessem sido (podemos sempre retirar aprendizagens)

Não avalies as pessoas/situações como boas ou más, olha apenas para a experiência tal como ela é, sem juízos de valor.

Não esforço

Foca-te no momento presente, sem quereres mudar nada, sem lutares contra os pensamentos e as emoções que possam surgir. Não quer dizer queiras essa situação mas não resistas, não te esforces. Como diz Carl Jung “Tudo aquilo a que resistes, persiste.”

Não lutes contra o cansaço, se pensas que não podes/não tens tempo para descansar, estás a resistir estás a esforçar-te para não descansar. Aceita o presente e descansa todos os minutos que conseguires, independentemente da hora do dia, sem culpa e sem remorsos.

Deixar ir

Se praticares as 6 anteriores esta pode acontecer naturalmente.

Deixa ir todas as crenças e opiniões sobre a maternidade que não te servem. Deixa ir as vozes que te desassossegam. Deixa ir o medo de falhar e assumir a tua vulnerabilidade. Deixa ir todos os bitaites! Deixa ir o “Não o habitues ao colo”, “Não deixes que faça da mama uma chupeta”, “Não comas isso que faz cólicas ao bebé”, “Não o podes deixar dormir na tua cama”; Deixa ir a vergonha de dizer “Ainda não recebo visitas, “Não, não podem pegar no meu bebé ao colo”, “Obrigada pela opinião senhor doutor mas não vou dar já suplemento, vou procurar outra alternativa” ou “Obrigada pelo conselho mas eu não quero amamentar”. Deixa ir tudo o que não te interessa a ti, pode interessar a 90% das pessoas mas se não te interessa a ti assume isso e deixa ir.

Deixa ir também as expectativas que criaste sobre a maternidade e sobre como as coisas deviam ser e acontecer, podes definir antes intenções sobre o teu papel de mãe. As intenções ao contrário das expectativas não tem um resultado é apenas uma vontade, um propósito. E só esta diferença já deixa ir muita coisa. (se queres ler mais sobre intenções há um artigo aqui)

Entre a ideia de escrever este artigo e conseguir pô-lo no papel devo ter demorado cerca de um mês….já foi um bom exercício para por um prática as 7 atitudes de mindfulness!

Se é fácil praticar estas atitudes? Não, não é…mas tenho sempre essa intenção definida que me ajuda a manter o foco nesse caminho e a festejar as (ainda) poucas vitórias.

Um abraço apertado a todas as pré e recém-mamãs!

#estamosjuntas