Academia de Parentalidade Consciente

Tenho algo muito importante para te dizer…

Era madrugada, lá fora o mundo dormia, na minha cabeça e no meu corpo, rebentava um turbilhão de emoções que não conseguia identificar. O desespero instalava-se.

O que estou a sentir? De onde veio? Como lido com isto?

Olho em volta, o que foi outrora um quarto impecavelmente arrumado, com tudo a estrear, a cheirar a novo, organizado por cores e tamanhos, brinquedos alinhados e cada um no seu lugar, hoje apenas me parecia um cenário de guerra…sim, não estou a exagerar.

As roupas e fraldas ocupavam todas as superfícies lisas disponíveis, biberons e chupetas serviam de novo elemento de decoração mais presente no quarto, e o cheiro…bem, o cheiro seria o de leito azedo consequência de tantas bolsadas.

Volto e pensar de como me terei deixado chegar a este ponto, não era isto que esperava, não era isto que tinha planeado…

Terei tomado a decisão correta? Serei a pessoa indicada para estar aqui, para ter esta família?

Não aguento! A dor física e emocional resultante da acumulação de tensão dos últimos meses faz-me voltar a chorar ininterruptamente. Foi tudo muito rápido, foi tudo muito pouco consciente, precisava de mais tempo, mais conexão, mais tranquilidade…

Olho para ti, os teus olhos tentam perceber o que se passa comigo, avalias-me da cabeça aos pés, estás tão perdida como eu e começas a chorar…talvez por desespero, talvez por simpatia, talvez porque gostarias de ter outra pessoa que não eu, na tua vida.

Choramos as duas, dois seres desesperados, que não se comunicam de outra forma que não pela intuição e ambas certas de qua a mesma não está a funcionar. Alguém que me arranje um manual de instruções por favor!!!

Mas sabes, o que eu gostaria mesmo de te dizer, em perfeita sintonia e no melhor canal de comunicação que pudesse existir, seria algo que é mesmo muito importante:

– Querida mãe, quando te escolhi para seres a minha cuidadora, tive a certeza que terias exatamente o que precisarias para desempenhares esse papel.

O meu propósito de vida estará provavelmente muito definido seja quais forem as circunstâncias. Estarei neste mundo o tempo necessário e da forma necessária ao seu cumprimento e com esse processo aprenderei imenso.

Contigo caminharei parte da minha vida, enfrentarei medo, angústia, dor, desilusão, …contigo a meu lado.

Também irei sentir alegria, prazer, felicidade, conforto, segurança…contigo igualmente a meu lado, não á minha frente, não dentro de mim ou á minha volta, porque sabes mãe? Eu tenho o meu propósito de vida e terei de me mover livremente e tu terás o teu propósito que não começa nem se esgota em mim, precisas da tua liberdade como ser pleno para o atingires e ambas iremos evoluir conectadas mas não dependentes….

Não carregues o peso de teres de me dar a melhor vida- tu já me deste A vida!

Não queiras ter todas as respostas que irei precisar- eu quero poder descobrir as minhas respostas!

Não carregues o peso de teres de saber o que é melhor para mim- eu saberei procurar-te quando precisar de ti!

Não queiras estar sob influência da opinião dos outros e perder a tua liberdade com isso- eu quero-te como és, disposta a caminharmos juntas, vulneráveis sobre o que sabemos e confiantes sobre o que podemos aprender…uma com a outra!

– Mãe, eu estou aqui… a teu lado, deixa-me segurar-te, dar-te a mão e dizer-te que apenas preciso de uma coisa, o teu AMOR e isso sempre soube que terias, a única coisa que precisarias ter para que eu te escolhesse.

– Mãe, respira fundo, relaxa…está tudo bem….”

 Sílvia Costa

mais info sobre a facilitadora: aqui

Se queres saber mais informações sobre a Certificação de Facilitadores de Parentalidade Consciente:

[maxbutton id=”1″]

One comment

  1. Foi das coisas mais lindas que já li! Identifico-me muito com o que aqui está escrito!

Comments are closed.