Os momentos que são os momentos da verdadeira oportunidade, são os momentos escolhidos pelas crianças. Quando o teu filho, escolhe mostrar te o desenho que fez, uma construção de Legos ou quando te pede para ficar a ver alguma coisa que ela esteja a fazer.. É nestes momentos que a criança está a abrir o seu coração. Está a convidar-te para espreitares lá para dentro durante um pouco.
“Bem vinda, mamã! Bem vindo, papá! Olha aqui, isto sou eu!”
Muitas vezes perdemos estes convites no correr do dia-a-dia, o convite que nos da as tais desejadas respostas. Em vez de aceitarmos o convite para o coração aberto, o foco fica nos elogios… “Que desenho tão lindo!” “Que castelo tão bem feito!”…. E as nossas palavras, tão bem intencionadas, acabaram de fechar uma porta aberta.
Se estás ansiosa para saber mais sobre o teu filho? Para conhece-lo cada vez melhor? Aceita os convites que ele te faz!
– Papá! Queres ver o navio espacial que desenhei?!
– Sim! Gostava muito! Conta-me coisas sobre o teu navio espacial!
– Olhe, tem aqui o motor… e é aqui que fica o painel de controlo… há espaço para 4 astronautas e um convidado.
– Espaço para um convidado, que giro..
– Pois é, é para meninos como eu poderem explorar também o espaço. Eu gosto muito de explorar coisas novas, sabes!
– A sério?! Conta-me mais sobre isso!…..
Quando aceitamos um convite que uma criança nos faz, aprofundamos a relação que temos com ela, ficamos a conhece-la um pouco melhor, e crescemos. Ela e nós!
“Olhe a cidade de Legos que fiz!” “Mamã, sou um javali!” “Olhe a minha máscara de lobo mau!” ”Papá! Queres ver como eu sei saltar muito longe?!”
As crianças estão nos constantemente a fazer convites para espreitarmos dentro dos seus corações. Tanto os nosso próprios filhos como todas as outras crianças a nossa volta. É a nossa escolha aceitar o convite ou não. E tu, o que escolhes fazer?